Início do conteúdo

03/10/2014

Estudo aborda a comunicação na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

Graça Portela / Ascom Icict


Com o objetivo de compreender as concepções subjacentes às estratégias de comunicação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e mapear seus sistemas de informação, a jornalista Liseane Morosini se debruçou sobre os marcos históricos da Rede, buscando contextualizar seu surgimento e a consolidação de suas práticas de comunicação. Liseane investigou também como a informação e a saúde se misturam na experiência da rBLH-BR cercadas de contradições e enfrentamentos, como o desmame precoce e a cultura do consumo de leite, na concorrência discursiva da aliança entre a empresa Nestlé com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

A tese, que será defendida na segunda-feira (6/10), foi produzida durante o doutorado no Programa de Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A pesquisa mapeia os pontos focais da comunicação que podem dar mais visibilidade à rede: boletim, website, canal de vídeos, sistema BLH-WEB e fale conosco. No estudo, são também apresentadas as perspectivas da identidade visual, assessoria de comunicação e campanhas de publicidade.

Números de 2013 mostram que a Rede BLH apresenta 162 mil doadoras, 182 mil bebês receptores, 179 mil litros de leite captados e 132 mil litros distribuídos. Com 328 unidades no Brasil, a rBLH-BR já transferiu sua tecnologia para 23 países das Américas, África e Ibero-América por meio de acordos de cooperação internacional.

As conclusões apresentadas por Liseane apontam novas perspectivas para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR). O estudo conclui que as práticas da rBLH devem ser radicalmente alteradas de modo a contemplar um novo fazer em sua comunicação que permita dar visibilidade à rede e a seu trabalho, solidificando sua atuação junto a potenciais doadoras e às redes sociais nas quais estão inseridas.

Integrarão a banca avaliadora o orientador João Aprígio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, vinculada à Fiocruz, Ana Paula Goulart Ribeiro (segunda orientadora), do PPGCOM/ECO/UFRJ, Janine Cardoso, coordenadora do PPGICS/Icict/Fiocruz, e Kátia Lerner, do PPGICS. Como convidados externos, Igor Pinto Sacramento, do PPGCOM/ECO/UFRJ, e Wilson Couto Borges, da Universidade Salgado de Oliveira. Os suplentes são Adriana Aguiar, do PPGICS, e Áurea Maria da Rocha Pitta, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).

A defesa ocorrerá às 9h, na sala 213 do Prédio da Expansão da Fiocruz no campus de Manguinhos. Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, pelos telefones (21) 3882-9063 e 3882-9033, ou pelo e-mail ppgics@icict.fiocruz.br

Voltar ao topo Voltar