Produzido por Gabrielle Melo, Jéssica Freitas, Luiza Travalloni, Manoela Abraão, Pedro Henrique Souza, Raphael Morriello e Roberto Espírito Santo, todos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado da Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz, o vídeo Despoluição da Baía de Guanabara foi selecionado para o Festival do Rio deste ano. Resultado do trabalho de integração (TI) da disciplina IEP introdução à educação politécnica (IEP), o projeto enfoca as diferentes maneiras com que a poluição afeta a vida dos moradores.
|
Os estudantes da Politécnica ao fazerem a edição de som e imagens do vídeo |
O TI é um trabalho desenvolvido no decorrer do semestre. Os temas são selecionados por sorteio logo nos primeiros dias e cabe aos alunos escolher o modo como vão apresentá-lo (banners, slides, trabalho escrito, seminário etc). As decisões dos grupos são tomadas em reuniões quinzenais sob a coordenação de professores ligados ao tema - os chamados "preceptores". O projeto visa à aplicação dos conteúdos aprendidos nas seis disciplinas que compõem o IEP.
Este ano, cinco grupos optaram pela apresentação em vídeo. Para as coordenadoras do IEP Ana Lúcia Pontes e Angélica Fonseca, essa escolha permite suscitar debates e desenvolver diversas formas de linguagem, como a oral e a escrita. "As produções audiovisuais exercem significativo apelo entre os jovens e possibilitam diversidade de estratégias didáticas, o que enriquece o processo de aprendizagem", completa Angélica.
Os alunos contam que ficaram surpresos, pois acreditavam ser um assunto já bastante comentado e debatido. "Pensamos até que seria chato, pois achávamos que a Baía de Guanabara fosse algo que todos conhecessem. Além disso, já havíamos feito um trabalho sobre o tema", comenta Jéssica.
Inicialmente, o grupo pensou em abordar a história da Baía ou as condições de vida em seu entorno. Após uma visita a Jurujuba e Magé foi possível constatar que a poluição não atinge as regiões de forma homogênea. Os alunos optaram, então, por fazer um vídeo que expusesse essas diferenças. "Na mídia há uma generalização. Fala-se da Baía como um todo, mas na verdade cada parte tem uma realidade distinta. Foi isso que procuramos enfatizar", explica Gabrielle.
Todas as etapas da produção contaram com a participação dos sete integrantes da equipe. "Se deixássemos para cada um fazer uma coisa, talvez alguns ficassem mais sobrecarregados que outros. Então preferimos que todos fizessem um pouco de tudo: roteiro, filmagem, edição...", diz Jéssica. O Núcleo de Tecnologias Educacionais (Nuted) da Escola Politécnica colaborou com todas as etapas de produção, captação de imagens e edição do vídeo. A Escola se responsabilizou ainda pelo transporte dos alunos aos locais de filmagem e pesquisa.
O vídeo Despoluição da Baía de Guanabara foi um dos selecionados entre os 175 filmes inscritos na Mostra Geração, que integra a programação do Festival de Cinema do Rio 2007. O objetivo da mostra é exibir trabalhos feitos por crianças e jovens de todo o Brasil. Esta será a segunda vez que a Escola participa da Mostra Geração. No ano passado foi selecionado o filme Vídeo é corpo.