O prédio da Fiocruz Brasília foi tomado pela iluminação rosa desde o início de outubro, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Pela primeira vez, a instituição participa da iniciativa, presente em Brasília nos monumentos que são cartões-postais da Capital Federal, como na Esplanada dos Ministérios. O movimento popular Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo.
O prédio da Fiocruz Brasília foi tomado pela iluminação rosa desde o início de outubro.
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama no mundo inteiro. O objetivo é enfatizar a importância da prevenção do câncer de mama. “Pela atuação da instituição, que também trabalha na promoção e prevenção da saúde, a Fiocruz não poderia ficar de fora, e por isso nós aderimos à campanha”, explica a vice-diretora e pesquisadora da Fiocruz Brasília, Iramaya Caldas. Para ela, um simples ato como este contribui para reforçar a importância do cuidado com a saúde e, neste caso específico, relacionado à prevenção do câncer de mama.
Para a servidora do Núcleo de Saúde do Trabalhador de Serviço de Gestão do Trabalho da Fiocruz Brasília (Nust/Segest), Marina Dessen, por meio desta iniciativa, é possível estimular o diagnóstico e a detecção precoce da doença. “O Outubro Rosa é de extrema importância para chamar a atenção das pessoas para o câncer de mama, que faz parte da vida de tantas mulheres no mundo, e é o tumor maligno que mais causa morte feminina”, diz.
Marina acredita ainda que a campanha é essencial para aumentar significativamente a cura do câncer de mama. “O Outubro Rosa chama diretamente a atenção das pessoas e contribui para que elas se lembrem da doença e de como se prevenir dela”, explica.
História
O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e à mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso americano, outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama. O laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em 1990. Na ocasião, ele foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista – mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera -, em São Paulo, em 2002. Vários estados brasileiros aderiram à campanha deste então, em cidades como São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Teresina, Brasília, entre outras. Fonte: site Outubro Rosa.