A União Européia lançou edital para financiar projetos de pesquisas em ciências biológicas, meio ambiente, agricultura, ecologia e áreas relacionadas. Os profissionais interessados em apresentar suas propostas podem conhecer mais sobre a iniciativa em um encontro que a Fiocruz promoverá nesta terça-feira (17/07), no Recife. A reunião ocorrerá das 14h às 18h, no Auditório Frederico Simões Barbosa, no térreo do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade técnico-científica da Fundação em Pernambuco. O Centro fica na Avenida Professor Moraes Rego, sem número, no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária.
|
Fachada do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães |
No encontro, o pesquisador Eduardo Vieira Martins fornecerá detalhes do 7º Programa-Quadro de Pesquisa e Desenvolvimento da União Européia (7th Framework Programme), conhecido também como FP7. Os recursos são da ordem de 50 bilhões de euros, de 2007 a 2013. Os candidatos à seleção devem apresentar seus projetos até meados de setembro deste ano. Esse edital será o segundo do ano, o primeiro foi lançado em janeiro e encerrado no fim de abril. O coordenador do FP7 é o B.Bice, que é um projeto de apoio e reforço às atividades de cooperação internacional em ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e a UE. O B.Bice faz parte do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério de Ciência e Tecnologia (CGEE/MCT).
O evento no CPqAM servirá também para revelar as experiências de instituições brasileiras que participaram das versões anteriores do programa (FP5 e FP6). Também serão detalhadas as possibilidades de participação do Brasil e dos países latino-americanos no FP7 e as principais questões que devem ser consideradas na elaboração dos projetos.
A Fiocruz participa do FP7 por meio do projeto ELAN2LIFE, do qual Martins é o coordenador no Brasil. Cabe à Fundação a divulgação e a coordenação do programa na área de ciências da vida. Para isso, existe a proposta de realizar workshops sobre o assunto em vários locais do Brasil, discutindo a participação de pesquisadores e de instituições.
Em Pernambuco a intenção é atrair para o encontro toda a comunidade científica interessada, a exemplo dos próprios parceiros da Fiocruz do Recife, como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), secretarias estadual e municipais de Saúde, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia no Estado de Pernambuco (Facepe), entre outros. Informações adicionais podem ser obtidas aqui ou pelo telefone (81) 2101-2505.