Início do conteúdo

17/07/2007

Fiocruz de Pernambuco elege novo diretor

Bruna Cruz


O Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, elegeu como seu novo diretor o sanitarista Eduardo Freese, que pertence aos quadros do Departamento de Saúde Coletiva (Nesc) da instituição. Ele foi eleito com 94,2% dos votos válidos. Do total de eleitores (156), todos servidores da instituição, apenas 24 pessoas não votaram. "Gostaria de agradecer aos que votaram em mim. O percentual obtido só aumenta nossa responsabilidade", comentou Freese ao final da apuração.


 O diretor eleito do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Eduardo Freese

O diretor eleito do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, Eduardo Freese


Nos últimos seis anos Freese vinha exercendo o cargo de vice-diretor de Ensino do CPqAM e estava à frente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Centro, atuando como docente e pesquisador. Ao longo de sua trajetória, ele acumulou experiência na área de saúde coletiva com ênfase em saúde pública, trabalhando, principalmente, nas áreas da epidemiologia das doenças crônicas e avaliação dos serviços de saúde.  O novo diretor do CPqAM é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 2 e membro de corpo editorial de revistas científicas como a São Paulo Medical Journal (SP), a Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil (PE) e a Physis Revista de Saúde Coletiva (RJ).


No campo da gestão, Freese atua como consultor e assessor na área de avaliação de serviços e programas de saúde para secretarias estaduais e municipais de saúde. Já coordenou capacitações para secretários municipais de saúde e gestores, ações que visaram ao desenvolvimento e à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).


Hoje, tem cerca de 30 artigos e 24 capítulos de livros publicados. Já orientou mais de 25 trabalhos de mestrado e doutorado e participou de mais de 55 bancas examinadoras de teses e dissertações. Em 2002, foi contemplado com a medalha Hortência Hurpia de Hollanda, concedida pela Fiocruz por seu pioneirismo e dedicação ao programa de ensino do CPqAM e da Fundação.


Freese, que havia assumido o cargo de diretor da Fiocruz do Recife de forma interina no fim de maio deste ano, ficará à frente da Fiocruz do Recife até maio de 2009. Fazem parte, ainda, da nova direção, Yara de Miranda Gomes (vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico), Wayner Souza (vice-diretor de Ensino) e Marcos Malta (vice-diretor de Desenvolvimento Institucional).

Voltar ao topo Voltar