Início do conteúdo

28/09/2007

Fiocruz do Recife promove exposições e teatro na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Bruna Cruz


De 1º de setembro a 7 de outubro o Brasil estará envolvido com a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na programação reservada à população recifense, que começa um dia antes da do resto do país, o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, participará da caravana da ciência no Horto de Dois Irmãos (30/09) e no Parque da Jaqueira (07/10) e promoverá, em 3 de outubro, em suas dependências, na Cidade Universitária da UFPE, o Circuito da ciência do CPqAM, com várias atividades para estudantes e o público em geral. A Fiocruz participará da Semana com uma série de atividades promovidas por suas unidades no Rio de Janeiro e em outros estados.


 Atividade do CPqAM na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2006

Atividade do CPqAM na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2006


Nos pólos Horto de Dois Irmãos e no Parque da Jaqueira a população vai conhecer algumas das atividades de pesquisa da Fiocruz de Pernambuco. Os visitantes poderão conferir uma exposição sobre os mosquitos transmissores da filariose e da dengue e de outros insetos, a exemplo do barbeiro, transmissor da doença de Chagas, e do mosquito-palha, que transmite a leishmaniose. Outra atração é uma exposição sobre o biotério (local onde se criam animais para usar em pesquisas) da instituição, que ressalta a importância do uso de animais nos trabalhos científicos. Ainda nesta atividade, os visitantes poderão conhecer os vermes causadores da filariose, nas formas microscópica e adulta. O CPqAM é a única instituição de pesquisa no mundo a ter um banco de vermes adultos causadores da doença.


No dia 3 de outubro, o Centro preparou o Circuito da ciência do CPqAM para receber estudantes de 5ª a 8ª séries e a população em geral. O circuito ocorrerá das 9h às 16h e foi dividido em três pólos. A primeira atividade se estenderá das 9h às 14h, no auditório do CPqAM. No local será encenado o espetáculo Tudo numa folha de papel, do Espaço Ciência, que integra uma série de experimentos realizados com a participação do público, tendo como elemento central a utilização do papel.


Em seguida será a vez da apresentação da peça Oh xente, isso é dengue, preparada pelos pesquisadores e estudantes ligados ao Departamento de Entomologia do CPqAM e que mostra quais são os cuidados necessários para que não haja a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, no meio ambiente. Depois das encenações haverá a palestra O que é ser cientista, com o pesquisador do Departamento de Parasitologia do CPqAM, Abraham Rocha. A exibição de um vídeo institucional sobre o CPqAM  conclui a primeira etapa da programação.


No segundo pólo, situado no mezanino do Centro de Pesquisa, os alunos e visitantes poderão conferir, durante toda a quarta-feira, uma exposição fotográfica que conta a história dos 57 anos CPqAM e também traz equipamentos antigos usados em pesquisas como o micrótomo, o contador de tempo, o contador de células e um microscópio monocular. A visita será guiada por monitores. O terceiro pólo, instalado na entrada da instituição, também funcionará durante todo o dia e contará com as exposições da caravana da ciência e com um teatro de bonecos sobre a prevenção de parasitoses intestinais. A programação completa da participação do CPqAM na IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está disponível aqui. Todas atividades são gratuitas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2101-2511.


A abertura oficial da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrerá em 30 de setembro, às 10h, no Parque de Dois Irmãos, e contará com a presença do ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e do prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, entre outras autoridades. A Semana é fruto de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, que estabelece que, anualmente, no mês de outubro, o país de dedicará a popularizar a ciência. Em função da importância das questões que envolvem a vida no planeta, a sobrevivência da espécie humana e as mudanças climáticas, este ano o tema do evento é Terra.


A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e conta com a colaboração de entidades nacionais vinculadas ao setor. Em Pernambuco, a coordenação está a cargo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC-PE), Prefeitura do Recife e da Cecine/UFPE. A programação da SNCT em Pernambuco pode ser conferida aqui.


Nas pegadas de Darwin


Em 2008 serão festejados os 150 anos da teoria da seleção natural, proposta por Charles Darwin e Alfred Wallace em 1858. Em 2009 serão comemorados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu livro A origem das espécies. A exposição Nas pegadas de Darwin que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, inicia as comemorações dessas duas datas. A mostra foi produzida na Itália pelo Medialab da Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (Sissa) e pela empresa Prospero, ambas de Trieste. No Brasil está sendo montada pelo Museu da Vida da Fiocruz, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.


A exposição traz informações sobre a vida de Darwin (1809-1882), sua viagem no Beagle (1831-1836) e a estada no Brasil. Um painel tratará também das contribuições de Wallace (1823-1913), que formulou independentemente de Darwin a teoria da seleção natural, e de sua expedição científica à Amazônia (1848-1852).


O título da mostra vem do fato de que, entre 28 de dezembro de 2006 e 9 de janeiro de 2007, sete meninos e meninas e dois cientistas seguiram as pegadas de Darwin. A passagem pelas Ilhas Galápagos, no Equador, foi uma das etapas mais importantes da viagem. Munidos de equipamentos dos verdadeiros exploradores, esse grupo de meninos e meninas observou a extraordinária natureza das ilhas, fez experimentos e atividades para tentar entender e “redescobrir” a teoria da seleção natural, que permitiu explicar a origem das espécies e a evolução da vida. Eles se depararam com temas de grande atualidade: a conservação das espécies, a biodiversidade e a sustentabilidade. Com a exposição será possível reviver a expedição por meio de fotografias, experimentos, vídeos e jogos.


A exposição Nas pegadas de Darwin ficará exposta na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias (RJ), integrando o projeto Ciência móvel – Vida e saúde para todos, do Museu da Vida e do Cecierj, nos seguintes horários: 1/10 (14h a 17h), de 2/10 a 5/10 (9h às 12h30 e de 14h às 17h) e 6/10 (9h às 12:30).

Voltar ao topo Voltar