A edição deste mês dos webinários realizados entre a Fiocruz e a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês) sobre doenças infecciosas debaterá as “tecnologias que combatem doenças”. Este será o segundo de quatro encontros entre pesquisadores das instituições e ocorre nesta sexta-feira (29/9), às 7h (18h de Pequim). Será transmitido via Zoom, em inglês, sem tradução simultânea. As reuniões são o resultado de um esforço conjunto para promover a colaboração científica, aprimorar o entendimento mútuo e fortalecer a capacidade nacional em saúde.
No webinar, cientistas brasileiros e chineses apresentarão suas visões e experiências recentes. A abertura será realizada pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Marco Krieger, e pelo vice-diretor geral do escritório de Cooperação Internacional da CAS, Zhenyu Wang. Em seguida, o vice-diretor de desenvolvimento tecnológico de Bio-Manguinhos, Sotiris Missailidis, inicia as apresentações falando sobre desenvolvimento de vacinas e produtos biológicos na Fiocruz, contemplando as abordagens tradicionais e as novas tecnologias.
Em suas apresentações, os cientistas vão tratar de temas como o contexto brasileiro e as iniciativas para terapias avançadas; propriedade farmacêutica e biodisponibilidade com nanoestruturas no desenvolvimento da medicina tradicional chinesa, plataformas tecnológicas para o desenvolvimento farmacológico, como a impressão 3D e nano produtos, entre outros. Ao final, haverá uma sessão de perguntas e respostas.
Continuidade da colaboração científica
Os seminários são fruto de uma cooperação entre a Fiocruz e a CAS que busca, entre outros aspectos, promover pesquisas conjuntas entre as instituições e aprimorar o entendimento mútuo em ciências da saúde entre China e Brasil. Em dezembro de 2021, foi realizada a primeira edição destes encontros, que seguem neste ano com quatro previstos.
Informações para acesso ao Zoom:
ID da reunião: 871 0924 0094
Senha de acesso: 964081