Início do conteúdo

29/10/2014

Fiocruz é eleita Instituição Educacional 2014

CCS / Fiocruz*


Na última quinta-feira (23/10), a Fiocruz recebeu o título de Instituição Educacional 2014, em cerimônia realizada pela Folha Dirigida com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A eleição, que homenageia dez educadores e três instituições pela contribuição que trazem para o ensino brasileiro nas mais diversas áreas, é feita por um colégio integrado por quase 5 mil figuras representativas da área de Educação e Cultura no Rio.  

A vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, entregou a placa comemorativa para a presidente da Associação de Alunos de Pós-graduação da Fiocruz, Virgínia Valiate Gonzalez (Imagem: Folha Dirigida)

 

Durante a cerimônia de premiação, realizada na Academia Brasileira de Filosofia, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade, apontou que o prêmio foi um reconhecimento dos educadores que trabalham qualificando profissionais de saúde, formando pesquisadores, especialistas e técnicos de nível médio. Ao receber a homenagem, Nísia reconheceu que não é comum a Fiocruz, vinculada ao Ministério da Saúde, ser vista como uma instituição educacional, embora reúna 33 programas de pós-graduação, entre outras ações na área. "Realizamos uma atividade intensa na formação de especialização para o SUS e também de desenvolvimento do ensino politécnico e de saúde. Estar aqui como instituição educacional nos dá projeção e mostra o reconhecimento dos educadores sobre nosso papel", destacou. 

Como forma de homenagear os estudantes da instituição, Nísia escolheu que a placa comemorativa fosse entregue a ela pela presidente da Associação de Alunos de Pós-graduação da Fiocruz, Virgínia Valiate Gonzalez. "Quero oferecer o prêmio aos estudantes da Fiocruz, representados pela Virgínia; à equipe da vice-presidência de ensino; e ao diretor da nossa unidade de produção de medicamentos (Farmanguinhos), Hayne Felipe da Silva, que aqui representa o nosso Conselho Deliberativo", ressaltou Nísia, ao receber a placa. A vice-presidente destacou ainda que educação e saúde são pilares fundamentais para o fortalecimento da cidadania no país.    

Em depoimento à Folha Dirigida, o diretor do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), Hayne da Silva, abordou a relevância do professor como figura central no processo de ensino. "A importância do educador é vital. Se não valorizarmos esse agente, não iremos resolver esse 'buraco' que existe, principalmente, no campo tecnológico de nosso país. Vejo que cada vez mais nos faz falta formação de pessoas de qualidade. E isso precisa, necessariamente, de uma educação básica sólida. Mas, sem professores valorizados, isso não acontecerá. E conseguimos, ao longo desses anos, não só promover uma valorização em termos de remuneração, mas também entender que a capacitação do professor é algo importante".

Também receberam o título de Instituição Educacional 2014: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio de Janeiro (Apae-Rio) e o Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região (Sinpro-Rio). Foram agraciados com o título de Personalidade Educacional: o reitor da UniSuam, Arapuan Netto; o professor da Uerj e da UFF, Aristeo Gonçalves; o reitor da Unigranrio, Arody Cordeiro; o reitor da Universidade Candido Mendes, professor Candido Mendes; a diretora do Colégio Bahiense, Denise Bahiense; o diretor da Facha, Hélio Alonso; a presidente da Sociedade Propagadora das Belas Artes, Myriam Freire; o diretor do Colégio Pedro II, Oscar Halac; o vice-presidente da Instituto de Desenvolvimento Educacional da FGV, Stavros Xanthopoylos; e a escritora e conferencista Tania Zagury.

*Com informações publicadas na Folha Dirigida.

Voltar ao topo Voltar