28/04/2021
Cristiane Boar (VPPCB/Fiocruz)
A Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou, no dia 20 de abril, um acordo de cooperação internacional com o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) para estabelecer bases para implementação de um plano de trabalho conjunto nos próximos anos. As duas instituições já trabalham juntas em diversos projetos de pesquisa e publicações científicas. No entanto, o novo Memorando de Entendimento formaliza a associação e fortalece a intenção das instituições de promover a saúde pública e a colaboração em áreas importantes como doenças tropicais negligenciadas, com destaque para Chagas e malária, doenças transmissíveis, saúde urbana, arboviroses, tuberculose, HIV, saúde materna, infantil e reprodutiva, e Covid-19.
O evento, realizado de forma virtual, foi apresentado, em inglês, pelo coordenador do Programa Inova Fiocruz Milton Moraes e contou com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e do diretor geral do ISGlobal, Antoni Plasència. O encontro também contou com a presença dos vice-presidentes da Fiocruz de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Correa; de Inovação e Produção em Saúde, Marco Krieger; de Educação, Informação e Saúde, Cristiani Machado; além da participação da pesquisadora da Fundação Margareth Dalcomo, que falou sobre o futuro pós pandemia de Covid-19.
A presidente Nísia destacou a capacidade de resposta das duas instituições nesse momento. “Com a parceria ISGlobal e Fiocruz fortalecemos ainda mais um trabalho que já existe e nesta fase de Covid-19 os desafios são novos e temos os desafios antigos e nossa missão continua”, destacou.
Para o diretor da ISGlobal, Antoni Plasància, o trabalho que a instituição espanhola já faz na América Latina será ampliado com um acordo com a Fiocruz. “Esse novo passo mostra que a parceira global está mudando e temos um time de cientistas gerando conhecimento. Vamos consolidar esse resultado e para isso diferentes equipes das nossas instituições já trabalham juntas, agora vamos fortalecer a interdisciplinaridade e trabalhar com uma instituição tão importante como a Fiocruz”, afirmou.
A cooperação entre a Fiocruz e o ISGlobal possibilitará o desenvolvimento de uma plataforma significativa e eficaz para o compartilhamento de conhecimento por meio das respectivas redes das instituições, que sustentarão novas associações entre os pesquisadores, não apenas nas áreas inicialmente acordadas, mas em muitas outras futuramente.