Esclarecer a opinião pública sobre a pesquisa de malária desenvolvida no Amapá, atualmente suspensa pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), após denúncia de que os pesquisadores estariam fazendo os moradores da comunidade do São João do Pirativa de cobaias. Este é o principal objetivo do encontro entre jornalistas do Rio de Janeiro e um das coordenadoras do trabalho, a pesquisadora Mércia Arruda e que contará com a presença do senador da República, Cristovam Buarque. O estudo, que tem a participação da Fiocruz, é coordenado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, e tem parceria da Universidade de São Paulo (USP), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Amapá e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). O encontro ocorrerá nesta quarta-feira, dia 21/12, às 14h, no Castelo de Manguinhos (Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos)
A Fundação desenvolve, no local, em parceria com a Universidade da Flórida, a Universidade de São Paulo (USP), a Secretaria de Vigilância em Saúde do Amapá e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), uma pesquisa com intuito de desenvolver estratégias para o controle da doença, utilizando parâmetros entomológicos de transmissão, como, por exemplo, o tempo de vida médio do mosquito, local onde habitam (dentro ou fora das casas) e hábitos de se alimentarem (sangue do homem ou de animais). Esses e outros parâmetros podem vir a ajudar na prevenção de possíveis surtos de malária.
Financiado pelo Instituto Nacional de Saúde (NIH) dos Estados Unidos, o projeto foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (protocolo nº 613/2002), pelo Comitê de Ética do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz em Pernambuco, pelo Comitê de Ética da Universidade da Flórida (registro n° 473/2002) e pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), sob o processo nº 25000.112116/2001-19.
Outras informações:
CPqAM/Fiocruz
Paula Lourenço - paula@cpqam.fiocruz.br
Bruna Cruz - brunacruz@cpqam.fiocruz.br
CCS/Fiocruz
Christina Tavares - chris@fiocruz.br
Wagner Oliveira - wagnerol@cict.fiocruz.br