Início do conteúdo

25/11/2016

Fiocruz investe em produtos para diagnóstico e prevenção do HIV

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Em 2016, completa-se cinco anos que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) possui em seu portfólio três produtos destinados à prevenção e ao diagnóstico do vírus da Aids: dois testes rápidos e um kit de diagnóstico. Todos os produtos fazem parte do Programa Nacional de DST e AIDS do Ministério da Saúde (MS), sendo disponibilizados em centros de testagem e hemocentros de todo o país. Apesar de eficientes, os produtos têm sido constantemente aperfeiçoados por Bio-Manguinhos/Fiocruz. No caso Kit Nat, em paralelo aos avanços no modelo Flex NAT, o objetivo é alcançar mais flexibilidade e agilidade nas rotinas de processamento de amostras.

Bio-Manguinhos/Fiocruz produz dois testes rápidos para a doença utilizados na rede pública brasileira (foto: Divulgação/SES)

 

"O Instituto está contribuindo para ampliar as ações de controle de doenças sexualmente transmissíveis empreendidas pelo Ministério da Saúde ao garantir acesso da população às avançadas tecnologias”, destacou o diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Artur Roberto Couto.

Dentre os testes rápidos, o Imunoblot DPP® HIV-1/2 é o mais recente. Trata-se de é um teste confirmatório inovador, capaz de confirmar a infecção de um paciente por HIV em menos de 20 minutos. Sua aplicação dispensa estrutura laboratorial, o que possibilita a realização do exame em regiões remotas, como em zonas rurais e em municípios do interior do país que não contam com infraestrutura hospitalar. Dessa forma, um maior número de brasileiros tem acesso ao diagnóstico.

Outra vantagem do produto é a economia que gera aos cofres públicos, já que seu custo é cinco vezes menor do que o teste tido anteriormente como padrão, fornecido por empresas privadas. Em 2016, Bio-Manguinhos/Fiocruz foram entregues dezenas de milhares de testes ao Ministério da Saúde para serem distribuídos aos Centros de Testagem e Aconselhamento da rede pública de saúde. Este número é resultado de uma ampliação gradativa nos últimos anos, com a entrada do produto na rotina da cadeia produtiva do Instituto.

O outro teste rápido no campo do diagnóstico e prevenção à Aids é o DPP® HIV 1/2, que é um teste de triagem sorológica. Por meio de uma gota de sangue ou plasma, ou ainda fluído oral, é um método preciso e de alta sensibilidade, oferecendo um rápido diagnóstico. Assim como no Imunoblot, o resultado é conhecido em não mais do que 20 minutos. Em 2016, foram entregues milhões de testes como este para o Ministério da Saúde.

Kit NAT: análise de bolsas de sangue

No campo da prestação de serviços, Bio-Manguinhos/Fiocruz oferece o Kit NAT (Teste de Ácido Nucléico), distribuído para a hemorrede pública brasileira, que obteve revalidação pelo Ministério da Saúde no final de 2015. O teste analisa bolsas de sangue para detectar o HIV, o HCV (vírus da hepatite C) e o HBV (vírus da hepatite B). Este teste molecular utiliza uma plataforma automatizada com grande capacidade de processamento, permitindo analisar, ao mesmo tempo, até 552 bolsas de sangue por rotina, com alta rastreabilidade e sensibilidade para detecção dos vírus. Desta forma, é possível detectar agentes patogênicos transmissíveis por transfusão sanguínea, reduzindo as chamadas janelas imunológicas, período em que uma infecção não é detectada por ensaios sorológicos convencionais. “Hoje, todos os hemocentros do Brasil aplicam esse teste, garantindo que sejam reduzidos significativamente os casos de contágio por doenças como essas em transfusões”, afirma o vice-diretor de desenvolvimento tecnológico de Bio-Manguinhos /Fiocruz, Marcos Freire.

Kit permite análise de bolsas de sangue para detectar o HIV (foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)

 

O Kit NAT HIV/HCV é oferecido desde 2011, quando foi realizado um estudo multicêntrico com cerca de 220 mil amostras coletadas em quatro importantes serviços de hemoterapia do Brasil. Até 2009, apenas dois laboratórios internacionais ofereciam o serviço, e a preços altos. Com a produção em Bio-Manguinhos, o MS obtém uma economia de milhões de reais por ano.

Campanha Fique Sabendo

Além de produtos inovadores oferecidos à população brasileira, Bio-Manguinhos/Fiocruz participa anualmente da campanha de prevenção Fique Sabendo, do Ministério da Saúde. No Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), o Instituto fornece testes rápidos ao Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust) da Fiocruz para que os funcionários da Fundação possam fazer o exame preventivo. A mobilização é feita dias antes, com a fixação de banners pelo campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro, que destacam a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.

HIV / Aids

Mais notícias

Voltar ao topo Voltar