Reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Com esse intuito, o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz iniciam a série Informação para ação na Covid-19. A primeira publicação será lançada nesta segunda-feira (14/12), com a obra Diplomacia da saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho, organizada por Paulo Marchiori Buss e Luiz Eduardo Fonseca, coordenadores do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris/Fiocruz). A iniciativa tem o apoio da rede SciELO Books, que disponibilizará os livros gratuitamente, em formato digital.
Para marcar a publicação do título, a Fiocruz promoverá, também no dia 14, às 10h, uma cerimônia virtual de lançamento, com transmissão pelo canal VideoSaúde da Fiocruz no YouTube. Diplomacia da saúde e Covid-19 investiga as ações globais para o enfrentamento da pandemia, reunindo as análises produzidas pelo Cris/Fiocruz sobre as respostas do multilateralismo ao novo coronavírus. Dessa forma, a coletânea – que contempla 22 capíutulos, divididos em três partes – viabiliza o acesso do público a um panorama de ações internacionais promovidas para o enfrentamento da crise sanitária.
A série engloba renomados pesquisadores das mais diversas áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais. Entre os 57 autores que escreveram contribuições e análises para o livro estão: Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz; Celso Amorim, diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil; Ana Lúcia Pontes e Ricardo Ventura, especialistas em saúde indígena; Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Presidência da Fiocruz; Christovam Barcellos, pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz); Marilia Santini de Oliveira, assessora da Coordenação de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência/Fiocruz; Margareth Portela, coordenadora-geral do Proqualis; Carlos Machado de Freitas, coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz e editor científico da Editora Fiocruz.
Ações de órgãos e agências internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), além de iniciativas multilaterais, como G20 e países do Brics, são descritas e examinadas ao longo da obra. Instituições financeiras internacionais – como Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial (Banco Mundial) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – também são analisados pelos pesquisadores em relação ao enfrentamento à Covid-19. Os capítulos abordam ainda as respostas de diferentes países e regiões do mundo, como Brasil, China, Estados Unidos, África, Oriente Médio, Europa, América Latina e Caribe.
Nas análises, a pandemia é contextualizada em meio a temas transversais, como economia, geopolítica e crise humanitária, englobando três perspectivas: a doença e suas circunstâncias, a diplomacia da saúde e Covid-19 e ações da Fiocruz. "As três partes nas quais se divide a coletânea e seus diversos capítulos são complementares entre si: quando reunidos dão, simultaneamente (no tempo histórico e na geografia), a visão de cada região e a visão mundial, dado o enfoque sobre as institucionalidades multilaterais global e regionais", explicam, na apresentação, Paulo Buss e Luiz Eduardo Fonseca.
Os organizadores
Ex-presidente da Fiocruz, o médico Paulo Buss é mestre em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Global e Sustentabilidade da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). É coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e membro titular da Academia Nacional de Medicina. Mestre e doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), o médico Luiz Eduardo Fonseca é coordenador-adjunto do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz).
Próximos livros
Além de Diplomacia da saúde e Covid-19, que abre a série de publicações analisando aspectos globais da pandemia, outros livros serão lançados dos próximos meses de 2021. As obras serão relacionadas aos temas contemplados pelas informações reunidas pelo Observatório Covid-19 Fiocruz: os cenários epidemiológicos e a vigilância em saúde; as políticas e a gestão dos serviços e sistemas de saúde; as orientações para os cuidados e a saúde dos trabalhadores; os impactos sociais e os aspectos de desigualdade na pandemia.
A série de publicações instantâneas tem o intuito de levar ao público conhecimentos e reflexões sobre a pandemia, combinando um esforço de análises amplas e integradas sobre temas específicos, com rapidez na produção de modo a estarem disponíveis e de modo amplo em um curto período de tempo. "Esses livros têm como objetivo reunir o conjunto de produções técnicas da Fiocruz, como relatórios, estudos e notas técnicas, em resposta à Covid-19", afirma o coordenador do Observatório Covid-19 Fiocruz e editor científico da Editora Fiocruz, Carlos Machado de Freitas.
No início da pandemia, o Observatório foi estruturado a fim de articular os diferentes grupos, laboratórios, setores e unidades da Fiocruz para produzir informações para as ações, dando suporte à formulação de políticas e às tomadas de decisões da instituição, subsidiando estratégias de ações do Ministério da Saúde e do SUS. O site do Observatório Covid-19 Fiocruz pode ser acessado aqui.
Criada em 1993, a Editora Fiocruz surgiu da necessidade de tornar público e ampliar o acesso ao conhecimento científico nas diversas áreas da saúde, criando um espaço para dar visibilidade aos resultados de pesquisas. Desde seu primeiro lançamento, em 1994, a Editora mantém como missão a difusão de livros em saúde pública, ciências biológicas e biomédicas, pesquisa clínica, ciências sociais e humanas em saúde. Em 2018, completou 25 anos de existência e, hoje, contabiliza um catálogo com quase 500 títulos. A Editora reúne obras que disseminam não só a produção acadêmica da Fiocruz, mas também de demais estudos de importância e impacto para a saúde em âmbitos nacional e internacional.
Em 2020, os lançamentos passaram a integrar a ampla lista de volumes e coletâneas da Editora Fiocruz na biblioteca on-line SciELO Livros. Já são cerca de 330 obras disponíveis na plataforma acadêmica, sendo que, atualmente, 211 estão em acesso livre para download gratuito. Os demais títulos estão disponíveis para aquisição com média de 40% de desconto em relação ao valor dos exemplares impressos. O catálogo da Editora Fiocruz na rede SciELO pode ser acessado aqui.
Instant book ou livro instantâneo é um termo usado no mundo editorial para designar um livro produzido e publicado muito rapidamente para atender à demanda da sociedade. Essas publicações buscam organizar e divulgar o conhecimento (parcial) sobre o fenômeno – de seu início até o momento da publicação.
Diplomacia da saúde e Covid-19: reflexões a meio caminho
Editora Fiocruz | Observatório Covid-19 Fiocruz
Organizadores: Paulo Marchiori Buss e Luiz Eduardo Fonseca
Primeira edição: 2020
363 páginas
E-Book gratuito
▶ Onde acessar: SciELO Books