Início do conteúdo

27/11/2015

Fiocruz manifesta apoio ao Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara)


"Desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Evidências científicas quanto aos problemas de saúde relacionadas ao uso de agrotóxicos são notórias e recentemente foram reunidas no livro Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde.

Como parte da implantação da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em dezembro de 2013, o governo federal instituiu dentro da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) grupo de trabalho para discutir e elaborar o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara).

O grupo de trabalho foi composto por Secretaria Geral da Presidência da República, Ministérios da Agricultura, Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, entre outras representações da sociedade. O resultado do trabalho, amplamente discutido por todos, foi o Pronara.

O lançamento do Programa foi anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar, no início do mês de novembro, porém não aconteceu. É preciso urgentemente lançar e implantar o Pronara. Não é possível que outros interesses estejam acima da vida e da saúde de toda população.

Em defesa da vida, a Plenária Extraordinária do VII Congresso Interno da Fiocruz apoia o Pronara e exige sua imediata efetivação."

Voltar ao topo Voltar