Início do conteúdo

02/10/2017

Fiocruz manifesta apoio ao projeto inovador implementado por Naomar de Almeida Filho na UFSB

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Fundação Oswaldo Cruz vem manifestar apoio e solidariedade ao professor Naomar de Almeida Filho, diante da notícia de seu pedido de exoneração do cargo de Reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Criada em 2013, a UFSB é hoje uma das universidades de mais forte compromisso com a educação emancipadora, a equidade, o desenvolvimento regional e a participação social. Ao mesmo tempo em que oferece oportunidades efetivas aos jovens da região, tem no seu sistema de governança a representação da sociedade, fato inédito e inspirador para a revisão do modelo de universidade implantado em nosso país. Em um momento de grandes dificuldades por que passam as instituições públicas e, em particular, as universidades e institutos de pesquisa, causa apreensão a descontinuidade de um projeto inovador, baseado em sólida perspectiva pedagógica e na defesa de inserção da universidade nas realidades local, regional e nacional. 

Trata-se também de uma instituição que compartilha com a Fiocruz a visão de que o enfrentamento dos grandes desafios nacionais nos campos da ciência, tecnologia e inovação e da educação requerem o trabalho colaborativo em redes. Nessa perspectiva, a UFSB tem sido parceira da Fiocruz em diferentes projetos e iniciativas, entre eles o Prof-Saúde, mestrado profissional voltado para a consolidação da Estratégia de Saúde da Família e para os objetivos do Programa Mais Médicos para o Brasil. Com base nessa experiência, um conjunto de instituições universitárias elaborou recentemente projeto de doutorado profissional, com boas perspectivas de aprovação e implementação. Em todas essas iniciativas, a participação da UFSB e a liderança do professor Naomar vêm contribuindo de forma decisiva para a implementação de propostas educacionais inovadoras e consistentes com a perspectiva de defesa do Sistema Único de Saúde.

É fundamental neste momento a defesa da proposta original da UFSB e a manifestação de solidariedade ao Professor Naomar de Almeida por todos aqueles que lutam por uma universidade democrática e comprometida com o desenvolvimento econômico, social e humano no país.

Voltar ao topo Voltar