Intitulada Percepção Pública da C&T no Brasil - 2019, uma pesquisa recente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) apontou como o brasileiro vê e o que ele sabe a respeito de Ciência e Tecnologia (C&T). O estudo mostrou que 73% dos brasileiros acreditam que os antibióticos matam vírus, quando na realidade eles são capazes de dificultar o crescimento ou até destruir as bactérias, controlando quadros infecciosos causados por elas.
Se a maioria dos adultos não sabe direito para que servem os antibióticos, então como esclarecer as crianças qual a sua função? Por isso, o projeto Fiocruz no Ar traz o podcast Explicando resistência microbiana para crianças, usando uma linguagem simples e acessível, que pode ajudar pais, professores e profissionais da saúde a esclarecer às crianças o que são e como elas podem combater "as bactérias do mal".
O podcast conta com a participação da médica pediatra Claudia Lindgren, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e da atriz Fátima Mesquita.
Projeto Fiocruz no Ar
O projeto Fiocruz no Ar é uma iniciativa da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz/Ministério da Saúde). O objetivo é produzir podcasts para serem distribuídos para rádios interessadas em veicular – gratuitamente – informação de qualidade, tendo como referência a expertise de 119 anos da Fiocruz. A distribuição do material também é feita pelo WhatsApp, para que a informação chegue a um maior número de pessoas.
Ficha técnica: Podcast 07 – Resistência microbiana para crianças
Duração: 4m01s
Coordenadoras: Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz)
Reportagem e Produção: Maya Sangawa
Locução: Fátima Mesquita
Edição de áudio: Daniel Beltrão (NO3 Produções Artísticas)
Trilha sonora da vinheta: "Life of Riley", by Kevin MacLeod (incompetech.com) | Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
Trilha sonora geral: "Carefree", by Kevin MacLeod (https://incompetech.com) | Licensed under CC By (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)
Fonte: Cláudia Lindgren, médica pediatra, professora associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)