Fundação amplia parcerias na área de doenças negligenciadas

Publicado em
Danielle Monteiro
Compartilhar:
X

A Fiocruz é uma das integrantes do consórcio mundial WIPO Re:Search, criado em 2011 pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi) para assegurar e ampliar o acesso em escala global a medicamentos para doenças negligenciadas. A fim de identificar potenciais áreas de interesse mútuo e ações conjuntas no âmbito do consórcio, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, Jorge Bermudez, e membros do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e de outras unidades da Fundação se reuniram com a diplomata da África do Sul e diretora de Conhecimentos Tradicionais e Saúde Global da WIPO Re:Search, Konji Sebati.

As doenças negligenciadas atingem sobretudo países em desenvolvimento, com precária qualidade de vida (Foto: Gutemberg Brito)
 

O escopo do trabalho da WIPO Re:Search está restrito a 17 doenças negligenciadas – com  a inclusão de malária e tuberculose – classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Durante a reunião a Fiocruz acordou em rever seu portfólio de inovação para averiguar quais produtos dispõe no campo dessas doenças visando sua ampliação a outros países; em verificar e ampliar as cooperações que tem sido feitas no campo de produção de vacinas; e em analisar possíveis parcerias que podem ser feitas no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras. Outra proposta é, juntamente com a TB Alliance – organização internacional sem fins lucrativos que busca curas mais eficientes, rápidas e acessíveis para a tuberculose – checar os medicamentos pediátricos e de curto regime que têm sido desenvolvidos em conjunto voltados à forma resistente da doença.

Além disso, a Fundação, por meio do Cris/Fiocruz, se comprometeu em identificar todas as cooperações que tem com países africanos, a fim de verificar as ações que podem ser ampliadas ao consórcio, e ainda estreitar a relação com a Rede Africana para Inovação em Diagnósticos e Medicamentos (Andi, na sigla em inglês), também integrante da plataforma. Outra ideia seria verificar quais dos 23 acordos estabelecidos entre instituições participantes da WIPO Re:Search poderiam contar com a participação da Fiocruz como usuária da tecnologia de forma a ampliá-la não somente ao Brasil mas também a toda a América Latina.

A WIPO Re:Search pode eliminar patentes ou outras formas de proteção de medicamentos usados no combate a doenças negligenciadas e, com isso, facilitar o acesso ao tratamento para doenças como tuberculose e malária. Única instituição brasileira convidada pela Ompi para integrar o consorcio, a Fiocruz integra a iniciativa nas três categorias: como provedor, usuário e apoiador, podendo assim conceder e utilizar a tecnologia disponibilizada na plataforma. Segundo Bermudez, uma das grandes contribuições prestadas pela Fundação no âmbito do consórcio foi a proposta de inclusão da tuberculose e malária no escopo de trabalho da plataforma e a sugestão da participação não somente de países de baixa renda mas também de média renda no consórcio.