O médico Jorge Bermudez foi apresentado como novo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz na reunião desta quinta-feira (25/8) do Conselho Deliberativo da Fundação. Também foi anunciada na mesma reunião a indicação de Therezinha Rodrigues Ferreira como nova diretora da Diretoria de Administração do Campus (Dirac). "Tenho muita satisfação em assumir o cargo e agradeço ao presidente Gadelha pela confiança. Estou muito feliz de retornar à Fiocruz", afirmou Bermudez após ser oficialmente anunciado no cargo pelo presidente Paulo Gadelha.
Bermudez se formou pela Faculdade de Medicina da UFRJ em 1971. Fez mestrado em doenças infecciosas e parasitárias, também na UFRJ, em 1976, e doutorado em ciências (saúde pública) na Ensp, em 1995. É pesquisador-titular da Ensp. Antes de voltar para a Fiocruz, exerceu o cargo de diretor da Unitaid de 2007 a 2011. A Unitaid é uma iniciativa formulada pelos governos de Brasil, Chile, França, Noruega e Reino Unido, lançada em setembro de 2004 como uma central de compras de medicamentos para HIV/Aids, tuberculose e malária, especialmente em apoio a países de baixa renda. As ações da instituição abrangem hoje 94 países. Por meio de um acordo, a Unitaid está situada dentro da estrutura da OMS, em Genebra.
Antes de dirigir a Unitaid, Bermudez foi chefe da Unidade de Medicamentos, Vacinas e Tecnologias em Saúde da Opas/OMS para a região das Américas entre 2004 e 2007. Antes, foi diretor da Ensp entre 2001 e 2004 e coordenador de Pesquisa de 1997 a 1998. Bermudez também ocupou a presidência do Instituto Vital Brazil em duas oportunidades (1999 a 2001 e 1987 a 1991). Em ambas foi eleito presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (Alfob). Bermudez também foi secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde em 1993 e diretor de Farmanguinhos entre 1985 e 1987. Tem publicado artigos, livros e capítulos sobre temas como saúde pública, políticas farmacêuticas, acesso a medicamentos e propriedade intelectual e orienta alunos de mestrado e doutorado nessas áreas.
Especialista em gestão, Therezinha Rodrigues Ferreira ingressou na Dirac por meio do concurso de 2002, depois de passar por diferentes instituições públicas e privadas, realizando trabalhos nos campos da gestão de produção, serviços e recursos humanos, docência de atividades de capacitação e desenvolvimento organizacional. Na Dirac, atuou nas áreas de recursos humanos e de gestão da manutenção.