Com autoria das pesquisadoras Maria Clara Alves Santarém e Maria Luiza Felippe-Bauer, a publicação Espécies de Maruins do Brasil traz a lista atualizada dos mosquitos conhecidos popularmente no Brasil como mosquitos pólvoras, porvinhas, entre outros. O acervo agora integra a Coleção de Ceratopogonidae da Fundação Oswaldo Cruz (CCER/Fiocruz), sobre a família de insetos da ordem Díptera, e está disponível para consulta de pesquisadores.
A iniciativa visa a facilitar os estudos epidemiológicos das doenças humanas e veterinárias transmitidas por esta espécie de inseto no território nacional.
"Os maruins são pequenos insetos hematófagos (que se alimentam de sangue de vertebrados) de aproximadamente 1 mm. Apesar de seu pequeno tamanho, são bastante incômodos quando atacam em 'nuvens', podendo ocasionar quadros alérgicos, além da possibilidade de serem vetores de doenças ao homem e aos outros animais", afirma Maria Luiza Felippe-Bauer.
O objetivo da Coleção de Ceratopogonidae da Fiocruz é apresentar as espécies descritas e reportadas para o Brasil e sua atual distribuição nos 26 estados do país. Além de uma tabela com o número das espécies distribuídas por gênero para a Região Neotropical, Brasil e para a Região Amazônica Brasileira, a coleção biológica também disponibiliza um breve histórico dos estudos da fauna brasileira de Ceratopogonidae.
O documento, que tem como proposta uma atualização anual, também está disponível para visualização e download na página das Coleções Biológicas do Portal Fiocruz.