Governo do Ceará e Fiocruz negociam futuras parcerias

Publicado em
Compartilhar:
X

Futuras parcerias de cooperação técnico-científica entre a Fiocruz e o Governo do Ceará podem ser alguns dos desdobramentos do encontro que reuniu na última quarta-feira (11/07) o governador Cid Gomes e o presidente e vice da Fiocruz, respectivamente Paulo Buss e Paulo Gadelha. A parceria pretende desenvolver projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente no estado. O encontro, ocorrido em Fortaleza, também reuniu os secretários de Saúde do Ceará, João Ananias, e de Fortaleza, Odorico Monteiro, o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ícaro de Sousa, e o pesquisador e professor da Escola de Saúde Pública (ESP) estadual, Mário Mamede.


 Fachada da Escola de Saúde Pública do Ceará (Foto: ESP) 

Fachada da Escola de Saúde Pública do Ceará (Foto: ESP) 


Um futuro convênio deve incluir o desenvolvimento de projetos e atividades no campo da pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção, informação, assistência à saúde, qualidade e meio ambiente no estado. Segundo Ananias, a intenção é criar no Ceará um pólo farmacêutico: “Isso atrairia as indústrias que se concentram principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a investir no Nordeste. Só na UFC temos 54 doutores trabalhando na cadeia farmacêutica no estado” disse o secretário.


Cid Gomes afirmou que o governo estadual, além de investir no setor, dará a contrapartida necessária para que tanto a Fiocruz quanto outras instiuições possam se instalar no Ceará. O governador também anunciou que pretende criar um conselho para definir as diretrizes e metas para melhor atender a parceria com a Fiocruz. “Temos à nossa disposição universidades de ponta e profissionais qualificados. Isso mostra o potencial que o Ceará tem para desenvolver a área de medicamentos e consolidar novas pesquisas para o setor”, disse Gomes. Paulo Buss destacou que são amplas as possibilidades de a Fiocruz ter uma representação local, tal qual já existe em outros estados brasileiros.


Fonte: Governo do Ceará