Início do conteúdo

28/04/2014

'História, Ciências, Saúde' traz dossiê sobre o Brasil no contexto global entre 1870-1945

Ascom COC


A discussão sobre os principais aspectos institucionais, políticos e sociais que conformaram a reforma sanitária, suas rupturas, continuidades e principais iniciativas, abre a mais nova edição impressa da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. A publicação apresenta análises, depoimentos, resenhas de livros, cartas ao editor e uma seção especial intitulada Dossiê Brasil no contexto global, 1870-1945, que traz trabalhos derivados da conferência internacional homônima, realizada no Instituto de Estudos Latino-americanos da Freie Universität (Berlim), em outubro de 2011. Com 14 artigos que reúnem textos sobre temas que não têm necessariamente a ver com a saúde, a seção analisa questões como a rivalidade futebolística entre Rio de Janeiro e São Paulo durante a primeira república, a exploração inglesa nas minas de ouro de Minas Gerais no século XIX e a imigração nos anos 1930 e 1940 e seus efeitos na constituição global da nação brasileira.

Uma entrevista com Ligia Bahia, professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre o Sistema Único de Saúde no século XXI, o depoimento de Telma Menicucci analisando a história da reforma sanitária brasileira e do SUS, suas mudanças, continuidades e agenda atual, além de resenhas dos livros Hacia uma historia global de la sexualidade em España;Por qué es difícil subordinar la medicina tradicional andina: planteamientos y aproximaciones e O homem como experimento tecnológico em si completam a publicação.

A revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos é uma publicação da Casa de Oswaldo Cruz. A versão impressa, já disponível, pode ser obtida através de assinatura. Para acessar gratuitamente a versão online, clique aqui.

Voltar ao topo Voltar