"O número de mulheres que procuram bancos de leite no Brasil aumenta a cada ano. Nos últimos cinco anos, há registros de nove mil doadoras ativas, 101 mil litros de leite e 630 mil mulheres atendidas em todo o país", afirma o médico João Aprígio Almeida, chefe do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fiocruz, e coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Para incentivar ainda mais a amamentação e a doação do excedente de leite humano, o IFF participará de dois encontros que estão sendo preparados em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano.
O primeiro ocorrerá nesta sexta-feira (30/09), data na qual o Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e outras entidades, realizará o 1º Seminário de Qualidade em Banco de Leite Humano em Favor do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, que contará com a presença do ministro da saúde, Saraiva Felipe, de autoridades locais e profissionais da saúde. Na ocasião, o coordenador da Rede Nacional de BLH abrirá a primeira mesa-redonda, às 13h30, com o tema Banco de leite humano: uma rede de proteção à vida.
Em seguida a coordenadora do programa de aleitamento materno do MS, Sonia Salviano, falará sobre O compromisso do Ministério da Saúde com os bancos de leite humano do Brasil; e, para encerrar o primeiro módulo, o coordenador do pacto pela mortalidade do MS, Adson Roberto dos Santos França, debaterá sobre O pacto nacional para a redução da mortalidade materna e neonatal frente aos bancos de leite.
Na segunda mesa-redonda serão abordados os seguintes temas: A rede estadual de bancos de leite como uma política do estado do Rio de Janeiro, A contribuição da Visa/RJ com a rede Rio de Bancos de Leite Humano e o programa Bombeiro amigo do peito: um pacto em defesa da vida. A primeira mesa-redonda terá início às 13h30, no auditório do prédio do Ministério da Saúde (Rua México 128, 10º andar, Centro do Rio).
No sábado (1º/10), todos os bancos de leite do Rio farão campanhas pela primeira vez em alguns shoppings da cidade. Uma equipe do IFF estará no Shopping Center Tijuca, em parceria com o Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, das 10 às 18h, distribuindo panfletos educativos, oferecendo atividades recreativas para as crianças e recebendo vidros para coletar leite. As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, no telefone 0800 268 877.