O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realizou (13/3) um evento comemorativo pelos 20 anos do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Criança e da Mulher (MPSCM). A celebração ocorreu no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ) e reuniu representantes acadêmicos, pesquisadores e estudantes.
Criado com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), o MPSCM busca manter a coerência com seus princípios norteadores: a inserção na Saúde Coletiva e a capacitação de quadros estratégicos para o SUS. O programa visa contribuir para a promoção da saúde da mulher, da criança e do adolescente no Brasil.
Homenagens e reflexões
O evento teve início com uma apresentação cultural do bailarino e coreógrafo Eduardo Justo, artista com deficiência, com um extenso currículo de premiações, que emocionou o público presente. Sua mãe, Marli, destacou, após a apresentação, a importância da valorização da arte e da inclusão.
Durante a mesa de abertura, o representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz, Higor Alvarenga, ressaltou os desafios enfrentados pelos estudantes. "Temos um movimento nacional em defesa do direito à educação pública e gratuita, incluindo a permanência de estudantes na pós-graduação", afirmou.
O diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles, frisou a importância do Mestrado Profissional na formação de profissionais estratégicos para o SUS, destacando que sua criação foi essencial para fortalecer a qualificação de profissionais a nível de stricto sensu na área da saúde, reafirmando seu compromisso com a valorização de estudantes e trabalhadores. O diretor também elogiou o papel do IFF/Fiocruz na cooperação nacional. “O Instituto está atuando em todos os estados brasileiros para fortalecer a capacitação e a pesquisa no setor, uma responsabilidade nossa junto ao Ministério da Saúde (MS)”.
A coordenadora de Educação do IFF/Fiocruz, Carla Trevisan, reforçou o impacto do programa: "O Mestrado Profissional vem, há duas décadas, formando profissionais para atender às demandas do Ministério da Saúde e fortalecer o SUS. O programa foi inovador desde sua criação e segue contribuindo para a excelência no cuidado e na garantia de direitos".