O Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/Uerj) lançou na internet o site do projeto Constuindo caminhos para a análise de políticas públicas de saúde. A página, que tem material de interesse dos profissionais e estudantes de psicologia, apresenta um pouco das pesquisas realizadas pelo próprio Instituto, além de projetos da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), ambas da Fiocruz.
Além de ter acesso ao material apurado nas pesquisas, os visitantes da página poderão fazer comentários, críticas ou dar sugestões sobre os textos. “Na aposta de contribuir para a prática dos profissionais psicólogos no campo das políticas públicas, recomendamos a visita ao site do IMS, que apresenta pesquisas qualificadas e críticas sobre o tema. Os artigos divulgados privilegiam a prática constituindo reflexões e ferramentas para nosso fazer cotidiano”, afirmou a psicóloga Cristiane Knijnik (CRP 05/39275), conselheira do CRP-RJ.
A coordenação do projeto é de Ruben Mattos (IMS/Uerj), Tatiana Wargas (Ensp/Fiocruz) e Gustavo Matta (EPSJV/Fiocruz) e teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). No dia 8 de novembro, às 14h, será realizada no auditório do IMS, na Uerj, uma mesa de lançamento do site. O evento é aberto ao público.
“A ideia central do projeto é compartilhar um conjunto de materiais
sobre as diferentes perspectivas de análise de políticas de saúde, explorando as ferramentas de pesquisa e o aprendizado no caminhar e no desenvolvimento de estudos. A aposta do projeto é a de incentivar que mais pessoas se engajem em pesquisas sobre políticas de saúde, bem como promover a troca e interação entre grupos que têm se dedicado a esta área de pesquisa”, comentou Ruben Mattos.
Fonte: Site do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
Publicado em 9/11/2011.