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02/05/2011

Jogos são diversão para crianças e para marmanjos que adoram ciência

João Paulo Soldati, Cristiane Albuquerque e Marina Schneider


Para ser divertida, toda brincadeira tem que ter graça. Os jogos Zig-Zaids e Célula Adentro, desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), apostam nessa estratégia para ensinar assuntos sérios. É ciência rimando com aprender e brincar ao mesmo tempo.


 O jogo <EM>Célula Adentro</EM>, desenvolvido pelo IOC, aposta nessa estratégia para ensinar assuntos sérios.

O jogo Célula Adentro, desenvolvido pelo IOC, aposta nessa estratégia para ensinar assuntos sérios.


Zig-zagueando e aprendendo


Lançado em 1991 no formato de tabuleiro, o jogo Zig-Zaids ganhou a rede, com versão digital e atualizada disponível para download gratuito. O jogo – indicado para maiores de 12 anos – pode ser utilizado em escolas, no ambiente familiar, em espaços não formais de ensino, nos serviços de saúde e espaços de lazer. 


A nova versão teve bom desempenho na avaliação de alunos de escolas do Rio de Janeiro. “Constatamos que, em vez da ênfase na ideia de fatalidade, aspectos como prevenção, noções de solidariedade e informações sobre a ação do HIV e do sistema de defesa do organismo foram ressaltados pelos estudantes. Os alunos aprovaram o jogo e demonstraram grande curiosidade pelo uso de computadores, indicando o potencial de recursos multimídias como estratégia de ensino”, afirma a pesquisadora Simone Monteiro, chefe do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do IOC.


Uma viagem pelas estruturas celulares


Se a onda é entrar pelo mundo celular, boa viagem! O Célula Adentro é um jogo de tabuleiro, com quatro duplas e um desafio: solucionar casos sobre biologia celular, molecular e fisiologia. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo IOC em parceria com o Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o apoio financeiro da Faperj e do CNPq.


O jogo é formulado a partir da abordagem do aprendizado pela solução de problemas e permite que os estudantes entendam, de forma lúdica, como os cientistas construíram alguns conceitos fundamentais relacionados às células. Para isso, eles devem agir como investigadores, simulando o método científico ao formular perguntas e chegar a respostas. “A ideia é que eles coletem, discutam e interpretem pistas para decifrar questões científicas”, explica a pesquisadora do IOC e idealizadora do projeto, Carolina Spiegel.


O Célula Adentro foi avaliado e aprovado por jovens em escolas e universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro: 94% dos entrevistados declararam que gostariam de jogar novamente, porque consideravam o jogo divertido e bom para o aprendizado. “Os resultados apontam para uma boa aceitação do jogo como estratégia de ensino por parte dos entrevistados, não apenas por seu caráter lúdico, mas também pelo desenvolvimento de importantes habilidades, pois estimula o raciocínio, gera o entrosamento e troca de idéias entre os alunos”, afirma Carolina.


Para baixar os jogos, acesse os sites: www.celulaadentro.ioc.fiocruz.br e www.ioc.fiocruz.br 


Publicado em 29/4/2011.

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