05/12/2006
Denise Monteiro
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) lança o segundo número de 2006 da revista científica Trabalho, Educação e Saúde, um periódico que busca o debate, a análise e a investigação sobre temas relacionados à educação no campo da saúde.
|
Neste número, o artigo O ensino de saúde pública no Brasil: os primeiros tempos no Rio de Janeiro, de Luiz Antônio de Castro Santos e Lina Faria, analisa as idéias sobre o conceito de saneamento de uma geração que contribuiu, no início do século 20, para uma ação em saúde, centrada na educação sanitária, na prevenção de doenças e na formação de recursos humanos. No artigo Políticas públicas em trabalho, educação e tecnologia: uma história em movimento, de Marlene Ribeiro, são abordados os confrontos das políticas públicas na área de educação profissional e tecnológica, durante a década de 1980, no âmbito da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).
A seção Debate apresenta textos que tratam da relação entre cidadania, educação politécnica e emancipação. A revista traz ainda estudos sobre a avaliação e as inovações curriculares no campo da formação em saúde; um ensaio sobre trabalho, sociabilidade e individualização; as resenhas de três livros relevantes para a formação do profissional em saúde e uma entrevista com o professor Yves Schwartz.
Além dos dos autores já mencionados, este número publica ainda textos de Sérgio Lessa, Maria Helena Salgado Bagnato, Maria Inês Monteiro, Maria Itayra C. de S. Padilha, Sônia Barros, Roselma Lucchese, Adriana Geisler, Esther Maria de Magalhães Arantes, Carlos Alberto Plastino, Carmen Sylvia Vidigal Moraes, José Rodrigues, Virgínia Fontes e Marilda Moreira.
Este número e os anteriores da revista Trabalho, Educação e Saúde podem ser conferidos no sítio da revista ou na Secretaria Escolar da EPSJV, pelo telefone (21) 3865-9865.