Lançada 3ª edição da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Publicado em
Luana Furtado
Compartilhar:
X

Estão abertas até 30 de novembro as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, uma competição nacional de caráter educativo que busca incentivar o desenvolvimento de projetos multidisciplinares e cooperativos, com base na reflexão sobre temas ligados à ciência, à saúde e ao meio ambiente. A terceira edição do evento, que é promovido pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), teve início com a abertura do período de inscrições dos trabalhos.


O objetivo da Olimpíada é incentivar trabalhos inéditos e criativos, que valorizem a interação entre professores, alunos e comunidades e, também, a introdução de um novo conceito de meio ambiente saudável. “Nossa esperança é que, um dia, os participantes das Olimpíadas se transformem em técnicos que desenvolvem vacinas, em cientistas empenhados em buscar soluções para os problemas de saúde”, diz o sanitarista Paulo Buss, presidente da Fiocruz, acrescentando: “Mais do que isso, queremos que sejam pessoas preparadas para exercer a cidadania”.


Alunos de 5ª à 8ª séries e do Ensino Médio poderão participar em três modalidades diferentes: Arte e Ciência, Produção de Texto e Projeto de Ciências. A Olimpíada engloba todas as regiões do território nacional. Haverá uma etapa regional, em que os trabalhos serão selecionados em todo o Brasil, e os primeiros colocados em cada categoria e modalidade nas etapas regionais participarão da premiação nacional, em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.


As inscrições são gratuitas, podendo ser feitas por meio de formulários obtidos em uma das Coordenações Regionais. Inscrições pela internet também são aceitas no site da Olimpíada, onde já está disponível o Regulamento completo. A Olimpíada tem o apoio da Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde do Ministério da Saúde e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia.


Mais informações podem ser obtidas no site da Olimpíada ou pelos telefones (21) 3865-9740/9741.