Temas ligados à reprodução têm sido muito discutidos na mídia. Nesta segunda-feira (03/12) um novo livro contribuirá para aquecer ainda mais os debates. Vivências em tempo de reprodução assistida – O dito e o não-dito será lançado na Livraria da Travessa (Rua Visconde de Pirajá 572, em Ipanema), a partir das 20h. A publicação reúne 16 textos escritos por pesquisadores de diversas áreas, que vão da educação científica à medicina, passando pelas ciências biológicas e sociais, a psicanálise e a psicologia.
|
“O Ministério da Saúde está lutando por uma discussão ampla sobre direito reprodutivo e esta obra é uma contribuição ao debate”, diz a bióloga e psicóloga Danielle Grynszpan, pesquisadora em educação científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O livro tem como objetivo analisar sob vários ângulos a questão reprodutiva, que implica em discussões sobre sexualidade, amor, vida, gravidez precoce, evasão escolar, família e possibilidades tecnocientíficas em reprodução, resvalando, inclusive, na clonagem.
As polêmicas envolvem, ainda, o planejamento familiar, a liberdade reprodutiva dos cidadãos e as questões judiciais sobre a criminalização de práticas para a interrupção da gravidez indesejada. “O debate sobre questões ligadas à reprodução vem se imiscuindo até nas discussões sobre redução da criminalidade, especialmente nos grandes centros urbanos, com afirmações que simplificam a solução de graves problemas ligados à violência por meio de ações como a mera distribuição de contraceptivos”, afirma Danielle, uma das autoras.