Marina Silva abre ano letivo com palestra sobre mudanças climáticas e impactos na saúde

Publicado em
Compartilhar:
X

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é a convidada especial para a aula inaugural do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fiocruz, marcada para esta quarta-feira (11/04), às 10h, no auditório térreo da Escola, no campus da Fundação, no Rio de Janeiro. A conferência terá como tema Mudanças climáticas e seus impactos na saúde. A ministra poderá conversar com jornalistas após a palestra.


 Marina Silva na abertura do seminário <EM>Diferentes diferenças</EM> (Foto: Jefferson Rudy/MMA)

Marina Silva na abertura do seminário Diferentes diferenças (Foto: Jefferson Rudy/MMA)


A palestra da ministra Marina Silva ocorre pouco depois do fim da sessão do Painel Internacional de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU), que terminou na sexta-feira (06/04), em Bruxelas. Mais de dois mil cientistas de 120 países presentes ao encontro debatem o sombrio cenário traçado pelo relatório da ONU sobre mudanças climáticas, que prevê, entre outras possibilidades, o fim das geleiras dos Andes nos próximos 15 anos, se nada for feito para conter o atual ritmo de aquecimento global.


De acordo com o pesquisador da Ensp Ulisses Confalonieri, especialista em mudanças climáticas e saúde e coordenador do grupo de saúde do IPCC, o Brasil é um país muito vulnerável aos efeitos do clima por várias razões, entre elas a vasta extensão territorial, a grande população com pouco acesso a bens e serviços básicos, inclusive os de saúde, e a alta concentração da população em zonas urbanas vulneráveis ao clima e a doenças.


A associação do tema meio ambiente com a área da saúde pública é preocupação recorrente em vários projetos de pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública. A criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, em 2006, reflete a determinação da Escola em aprofundar o estudo sobre a área e, principalmente, possibilitar a formação qualificada de novos profissionais. Este é o único curso da área de saúde pública e meio ambiente em nível de mestrado e doutorado no país. A Ensp fica na Rua Leopoldo Bulhões 1.480, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.


Fonte: Informe Ensp