Início do conteúdo

09/06/2005

Mesa-redonda debate história e cultura da higiene na América Latina

Catarina Chagas


Discussões sobre as relações entre modernidade, consumo e higiene serão o foco da mesa-redonda organizada pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Sob o título História e cultura da higiene na América Latina, o debate, que ocorrerá nesta quinta-feira (16/06), contará com a participação de pesquisadores da Inglaterra, dos Estados Unidos e do Canadá.


Partindo do exemplo de grandes cidades latino-americanas, os pesquisadores pretendem mostrar como a noção de higiene tornou-se uma meta a ser alcançada, transformando-se em necessidade material e espiritual dos cidadãos que vivem nas metrópoles - ainda que os hábitos assumidos por eles sejam, algumas vezes, contrários a esse ideal. Para isso, serão utilizados recursos textuais e visuais desenvolvidos em campanhas nos diversos países estudados.


Dos Estados Unidos, os pesquisadores Diego Armus, da Faculdade Swarthmore, e Alexandra Minna Stern, da Universidade de Michigan, falarão sobre as experiências de Buenos Aires e Panamá, respectivamente. Já Paulo Drinot, da Universidade de Leeds, na Inglaterra, trará suas impressões sobre a capital peruana, Lima, enquanto o canadense Stevem Palmer, da Universidade de Windsor, falará sobre Havana. Os exemplos serão discutidos em comparação com histórias das culturas da higiene em cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.


O debate, em espanhol, acontecerá a partir das 10h, na sala 408 do prédio da Expansão do campus de Manguinhos da Fiocruz, na Avenida Brasil 4.036, no Rio de Janeiro.

Voltar ao topo Voltar