O ministro da Cultura, Gilberto Gil, será o convidado especial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da /Fiocruz nesta quarta-feira (15/08). Ele vai inaugurar, às 9h, no auditório térreo da Escola, a atividade Loucos pela diversidade - da diversidade da loucura à identidade da cultura, uma oficina de trabalho nos dias 15, 16 e 17 de agosto que visa à indicação de políticas públicas culturais destinadas a pessoas em sofrimento mental e em situações de risco social. Gil fará uma palestra na abertura do evento.
|
Gilberto Gil na abertura do Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural (Foto: Elza Fiúza/ABr) |
O evento também pretende dar visibilidade à produção cultural dos portadores de sofrimento psíquico e de estabelecer uma discussão ampla e abrangente entre o governo e a sociedade civil, visando identificar propostas que auxiliem decisões, tanto dos órgãos governamentais como das instituições envolvidas com o tema. abe-se o quanto as atividades culturais e artísticas vêm contribuindo com a construção de um outro olhar para os modelos e as abordagens das políticas de reabilitação psicossocial, bem como no fortalecimento dessa nova visão de política cultural em que o respeito, a identidade e a diversidade fomentam um país mais democrático.
O evento contará ainda com debates, com o relato de experiências pelos convidados e apresentação da produção cultural e artística feita pelos usuários dos serviços de saúde mental. A oficina ocorrerá na Ensp (Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos). As atividades do dia 15 serão abertas ao público em geral.