Morre Vanize de Oliveira Macedo

Publicado em
Compartilhar:
X

Doutora em doenças infecciosas e parasitárias e coordenadora do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB), a pesquisadora Vanize de Oliveira Macedo faleceu no dia 1º de abril. Em sua trajetória, se tornou conhecida por desenvolver pesquisas sobre malária, doença de chagas, esquistossomose, leishmanioses e outras.


Vanize era coordenadora da Rede Nacional de Pesquisa em Dengue do CNPq, membro da Comissão Intersetorial de Ciência e Tecnologia do CICT, membro do Conselho Editorial da Editora da Fiocruz desde 1998 e consultora ad hoc do CNPq, entre outros. Era vice-coordenadora do Inquérito Nacional de Soroprevalência da Infecção Chagásica (Insic) do Ministério da Saúde, com o professor Aluízio Prata.


Sua trajetória profissional resultou em reconhecimento internacional e no recebimento de diversos prêmios e títulos, como a Medalha Emílio Ribas, conferida no ano passado pela Sociedade Brasileira de Infectologia, a Medalha Um Século de Ciência, do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz no ano 2000, e a Medalha Alcade Guayaquil, do Equador. O Manual de Terapêutica da Malária foi um dos nove livros publicados e/ou organizados pela pesquisadora, que também publicou 104 artigos em periódicos e apresentou 184 trabalhos em congressos nacionais e internacionais. A pesquisadora nasceu na cidade baiana de Vila Bela das Palmeiras, em 1934.