Museu da Vida anuncia atrações especiais para as férias

Publicado em
Museu da Vida (COC/Fiocruz)
Compartilhar:
X

Ano novo, programação nova! Em janeiro e fevereiro, os visitantes do Museu da Vida, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, poderão conhecer as novidades programadas para o período de férias escolares.

A tradicional visita ao Castelo Mourisco, joia da arquitetura eclética brasileira e símbolo da Fiocruz, foi incrementada com duas atividades especiais: a leitura dramatizada do cordel Castelo da Fiocruz, pela atriz Melissa Coelho, e a oficina Olhares do Castelo, na qual o visitante irá registrar o presente a partir de um olhar no passado.

Outra novidade é a abertura do salão da Biblioteca de Obras Raras da Fiocruz para o público. Dona de rico acervo na área das ciências biomédicas, a biblioteca em si é uma obra-prima. Inspirada na linguagem neomourisca do Palácio de Alhambra, na Espanha, a sala apresenta detalhes construtivos e decorativos que poderão agora ser apreciados pelo público. Ainda no Castelo, o visitante terá a oportunidade de conferir, a partir de 24/1, na sala 307, a exposição A Biomimética e o Design de Produto, que aborda a natureza como inspiração inventiva.

Entre as novas atrações, tem ainda oficina de modelagem de vírus no Parque da Ciência, atividades interativas no Laboratório de Percepção do Epidauro e peça teatral em comemoração ao Dia Mundial da Visibilidade Trans, além da reinauguração da exposição Caminhos do SUS, no Salão de Exposições Temporárias.

Todas as atividades são gratuitas, há estacionamento gratuito no local e, nos meses de férias escolar, não há necessidade de agendamento prévio.

O Museu da Vida fica na Av. Brasil, 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz no Rio de Janeiro. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747 ou envie um e-mail para recepcaomv@coc.fiocruz.br.

ATENÇÃO: nos dias 20 de janeiro e 28 de fevereiro, o Museu da Vida não abrirá ao público.

Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Confira a programação completa de férias do Museu da Vida, com dias, horários e mais informações sobre cada atividade:

Parque da Ciência e Pirâmide

No Parque da Ciência, aproveite para explorar os equipamentos que abordam conceitos como comunicação, energia e organização da vida! Já a Pirâmide, parte interna do Parque da Ciência, conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre as vidas micro e macroscópica.

De terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h
Faixa etária: livre

Modelando um vírus e conversando sobre saúde

Você sabe o que é um vírus e qual a sua forma? Já ouviu dizer que os cientistas trabalham construindo e aperfeiçoando modelos desses minúsculos seres? Pois venha construir um modelo de vírus, conhecer o mundo nanoscópico e conversar sobre saúde no Parque da Ciência.

De terça a sexta, das 9h às 16h30
Faixa etária: a partir de seis anos
Local: Parque da Ciência

Trenzinho no Centro de Recepção

Embarque no Trenzinho da Ciência, no Centro de Recepção, e faça um passeio pelo campus da Fiocruz, passando em frente ao Castelo Mourisco. Você não vai se arrepender.

De terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h
Faixa-etária: livre

Visita ao Castelo da Fiocruz

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico dex’ Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

De terça a sexta, das 9h às 16h30 - saídas do Centro de Recepção às 9h, 10h, 11h, 12h30, 13h30, 14h30 e 15h30
Aos sábados, das 10h às 16h - saídas do Centro de Recepção às 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10
Faixa etária: livre

Avental de histórias

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Em janeiro, de terça a sexta, das 9h às 16h30
Em fevereiro, às terças-feiras, das 9h às 16h30
Faixa etária: de 5 a 8 anos
Local: varanda do Castelo
Apresentações ocorrem conforme demanda de público

Cordel ‘Castelo da Fiocruz’

Sinagoga de Berlim/ apresenta semelhança/ com um observatório/que existe lá na França/ E o Alhambra de Granada/ prédios cheios de bonança
A história de Oswaldo Cruz até a construção do Castelo está cadenciada na leitura dramatizada dos versos deste cordel pela atriz Melissa Coelho.

Sábado, 14/1, às 11h; terça-feira, 14/2, às 14h30
Faixa etária: Livre
Local: varanda do Castelo

Oficina ‘Olhares do Castelo’

Por meio de um olhar mais dirigido às imagens históricas do acervo do Castelo e com um celular na mão, você poderá retratar o presente de uma forma bem interessante, comparando-o com o passado.

Sábado, 14/1, às 11h; terça-feira, 14/2, às 14h30
Faixa etária: Livre
Local: Castelo

Exposição 'A Biomimética e o Design de Produto'

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A famosa frase de Antonio Lavoiser poderia ser o mote desta exposição que aborda a biomimética, ou seja, a natureza como inspiração inventiva. Uma parceria entre o Museu da Vida e a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/Uerj).

De terça a sexta, das 9h às 16h30;  sábados, das 10h às 16h
De 24 de janeiro a 27 de maio
Faixa etária: livre
Local: sala 307 do Castelo

Visita à Biblioteca de Obras Raras no Castelo

Em 1909, o livreiro holandês Assuerus H. Overmeer foi contratado por Oswaldo Cruz para organizar a Biblioteca de Manguinhos, atualmente Biblioteca de Ciências Biomédicas e uma das maiores bibliotecas especializadas da América Latina. Inspirada na linguagem neomourisca do Palácio de Alhambra, localizado na cidade de Granada, Espanha, a Biblioteca apresenta detalhes construtivos e decorativos que poderão ser conferidos pelos visitantes.

De terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h
Faixa etária: livre
Local: Castelo

Exposição 'Pelos Caminhos do SUS'

A exposição Pelos Caminhos do SUS apresenta o Sistema Único de Saúde, propondo reflexões e debates sobre a importância da saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Através de imagens, vídeos e atividades educativas, o público terá a oportunidade de conhecer o SUS de forma crítica, lúdica e interativa, caminhando pelas conquistas, perspectivas e principalmente pelos desafios que ainda existem na luta pela saúde pública de qualidade.

De terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h
De 19 de janeiro a 3 de março
Faixa etária: a partir de 10 anos
Local: Salão Temporário

Borboletário Fiocruz

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas julia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!

De terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30; sábados, das 10h às 16h
Faixa-etária: a partir de cinco anos
Local: área externa da Tenda da Ciência

Laboratório de Percepção

Como a física pode auxiliar na explicação de fenômenos visuais? Como a vista nos engana e nos faz ver movimento onde não há? Como pode se ver cores onde só existe preto e branco? Como pode existir um espelho de imagens superpostas? Como é possível ter a impressão da mão estar furada? Como ocorre a projeção no cinema? Módulos interativos exploram os fenômenos de luz e som e sua percepção.

De terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30; sábados, das 10h às 16h
Faixa-etária: livre
Local: Epidauro, espaço próximo à Tenda da Ciência

Peça teatral 'Dandara através do espelho'

Comédia dramática realizada pelo Instituto Nacional de Infectologia, da Fiocruz, pelo Dia Mundial da Visibilidade Trans.
Sinopse: Trata-se de uma peça de teatro autobiográfica, criada a partir do diário da atriz Dandara Vital. Dandara é transexual e, na peça, seu sonho é fazer um filme sobre a sua vida narrando as dificuldades que enfrentou no seu processo de transição. Com a ajuda de Pedro, um estudante de teatro, assumem o desafio de tirar a ideia do papel. Com uma câmera na mão, as memórias e o espaço se mesclam numa mistura de realidade e ficção.

27 de janeiro, às 14h
Faixa-etária: a partir de 14 anos
Local: Tenda da Ciência