Que tal saber mais sobre amor e sexo ou conhecer a história da divulgação científica no Brasil? Ou viajar pelo mundo da literatura? Nesta segunda-feira (20/06), o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz, uma unidade da Fiocruz, lança dois produtos multimídia e põe à disposição do público uma biblioteca de literatura infanto-juvenil.
O multimídia interativo Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias traz informações importantes sobre relações amorosas e sexualidade. Desenvolvido pelo Museu da Vida, em parceria com CNPq e o apoio do Canal Saúde, o multimídia aborda, de maneira lúdica, temas como concepção e contracepção, gestação, parto, comportamento amoroso e doenças sexualmente transmissíveis, por meio de filmes, jogos, pôsteres, história em quadrinhos, panfletos e uma revista virtual.
Com o objetivo de traçar a história recente da divulgação científica no país, também foi organizado o CD-Rom Depoimentos de divulgadores da ciência no Brasil. Lançado pelo Centro de Estudos do Museu da Vida, o primeiro volume reúne 16 importantes depoimentos que recuperam a trajetória desses personagens e compõem um rico panorama da divulgação científica no país nas últimas décadas.
E, para ampliar o acesso a livros de literatura infanto-juvenil, será lançada, pelo Centro de Educação em Ciências do Museu da Vida, a Biblioteca Móvel. A iniciativa faz parte do Programa Literatura e Ciência, que ganhou, em 2004, o 9º Concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) de Melhores Programas de Incentivo à Leitura. Cerca de 200 títulos da literatura infanto-juvenil estarão expostos. O evento está marcado para as 15h, no campus da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos). Mais informações com Pamela Lang, Daniele Souza ou pelo telefone (21) 3865-2148.
O que é vida?
Teorias científicas sobre a origem da vida, a história da biodiversidade, o crânio de uma preguiça gigante e informações sobre engenharia genética. Tudo isso e muito mais poderá ser apreciado na exposição Vida, que ocupará o Museu da Vida de 20 de junho a 31 de dezembro. Dividida em cinco módulos e 29 painéis, a mostra apresenta fotos de animais brasileiros, discussões polêmicas sobre a manipulação do homem sobre a vida, conceitos de genética, imagens de meteoritos, teorias da evolução e sobre o futuro da vida, além de uma oficina para extração de DNA.