Início do conteúdo

12/08/2019

Fiocruz discute ações seis meses após tragédia em Brumadinho

Keila Maia (Fiocruz Minas)


Seis meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale S.A no município de Brumadinho, pesquisadores, gestores e profissionais que atuam em diferentes áreas se reúnem para avaliar os efeitos da tragédia, durante o Seminário Desastre da Vale S.A. em Brumadinho: seis meses de impactos e ações. Em dois dias de encontro, será apresentada uma série de informações, entre elas dados sobre as alterações nas redes de atenção à saúde, possivelmente relacionadas ao rompimento da barragem, e ainda como essas modificações podem ter influenciado na prestação de serviços e no número de atendimentos realizados. Promovido pela Fiocruz, o evento será nos dias 15 e 16 de agosto, na Câmara Municipal de Brumadinho (Rua José Rodrigues da Silva, 95, São Conrado, MG). 

Além dos impactos nas redes de atenção, estarão em discussão a situação atual dos afetados, mostrando alterações nos hábitos da população; os potenciais riscos considerando o uso das águas do Rio Paraopebas; e outros impactos ambientais. Também estarão em pauta os efeitos da tragédia no setor econômico dos municípios atingidos, os processos sociais e econômicos que se encontram na raiz de tais desastres, bem como a relação de tragédias dessa natureza e a violação dos direitos humanos.

Participam dos debates especialistas de diferentes instituições, como Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Butantan, Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), Agência Nacional das Águas, secretarias de saúde dos municípios de Brumadinho e Mariana, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Defesa Civil, além de profissionais de diversas unidades da Fiocruz. 

Além dos debates, a programação inclui uma atividade cultural, com o intuito de criar um espaço de interlocução com a comunidade, que envolva outras linguagens e expressões populares. Nos dois dias de evento, as atividades acontecem das 9h às 17h30. Já a programação cultural será no dia 15 de agosto, a partir das 18h. 

O evento conta com apoio das instituições que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), como a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho.

Serviço:
Seminário Desastre da Vale S.A. em Brumadinho - seis meses de impactos e ações
Datas: 15 e 16 de agosto
Local: Câmara Municipal de Brumadinho (Rua José Rodrigues da Silva, 95, São Conrado)
Contato para a imprensa: Keila Maia, (31) 3349-7807

Voltar ao topo Voltar