Programa ePORTUGUÊSe é reconhecido como modelo de cooperação sul-sul

Publicado em - Atualizado em
Danielle Monteiro
Compartilhar:
X

O programa ePORTUGUÊSe, da Organização Mundial da Saúde (OMS), recebeu um prêmio de reconhecimento por sua contribuição à cooperação sul-sul durante a Global South-South Development Expo (Expo Global para o Desenvolvimento Sul-Sul), realizada em Viena. O programa é uma plataforma criada para apoiar o desenvolvimento de recursos humanos em saúde nos países de língua portuguesa de forma a fortalecer a cooperação entre essas nações, promover o desenvolvimento de capacidades de recursos humanos em saúde e facilitar o acesso à informação em saúde em português.


 A gerente do ePORTUGUÊSe, Regina Ungerer, recebe o prêmio em Viena 

 A gerente do ePORTUGUÊSe, Regina Ungerer, recebe o prêmio em Viena 


Durante a premiação, a gerente do ePORTUGUÊSe, Regina Ungerer, funcionária da Fiocruz cedida à OMS, comemorou os marcos alcançados pelo programa, entre eles o lançamento e desenvolvimento, realizado pelos oito países participantes da rede, da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) em português (http://www.bvs.eportuguese.org/php/index.php). “Este prêmio me deixou bastante orgulhosa. Ainda mais porque foi reconhecido pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul”, declara.


O programa é reconhecido por se encaixar na política global e regional de multilinguismo da OMS, uma vez que promove maior troca de conhecimento auxiliando a superar os obstáculos da língua. Embora não seja o idioma oficial das Nações Unidas, o português é a terceira língua mais falada no Hemisfério Ocidental, ficando somente atrás do espanhol e do inglês. Mais informações sobre o programa em: http://www.who.int/eportuguese/en/.


Publicado em 20/2/2013.