Início do conteúdo

27/03/2020

Fiocruz lidera no Brasil ensaio clínico 'Solidarity' da OMS

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Fiocruz coordenará, no Brasil, o ensaio clínico Solidariedade (Solidarity), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Lançada pela OMS na última sexta-feira (20/3), a iniciativa tem como objetivo investigar a eficácia de quatro tratamentos para a Covid-19 e será implementada em 18 hospitais de 12 estados, com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde. 

O estudo Solidarity é uma conjugação de esforços em todo o mundo, para dar uma resposta rápida sobre que medicamentos são eficazes no tratamento da Covid-19 e quais são ineficazes e não devem ser utilizados. A resposta a essas perguntas exige que milhares de pacientes participem dos testes das drogas. Para alcançar o número necessário mais rapidamente, a OMS está conjugando o esforço global de muitos países. 

“Sem dúvida, esse é um ponto muito sensível em que acredito que poderemos dar uma contribuição muito importante”, afirma a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima. “Nós estamos atuando, junto ao Ministério da Saúde e OMS, para fazer parte dessa pesquisa multicêntrica de estudos clínicos voltados para definição das melhores terapêuticas”. O projeto tem a coordenação do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o apoio da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS/Fiocruz). O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) fornecerá parte dos medicamentos utilizados.

“Estudos com número limitado de pacientes, e sem o adequado controle, como são a maior parte dos estudos registrados até o momento, podem demorar a conseguir uma resposta, ou nem mesmo chegar nela”, explica Valdiléa Veloso, diretora INI/Fiocruz. “O Ministério da Saúde nos orientou a incluir na pesquisa centros de pesquisa em todas as regiões do país e a contribuir com o maior número possível de pacientes. Colabora-se assim com o esforço global de ter uma resposta rápida e aplicável a população brasileira”. Segundo a pesquisadora, em um primeiro momento, serão testados a cloroquina, o Remdesivir, a combinação liponavir e ritonavir, isolado ou combinado ao Interferon Beta 1a.  

Simplicidade e flexibilidade

A meta do Solidariedade é alcançar o maior número de pacientes no tempo mais curto possível. Com este objetivo, o estudo foi planejado para poder ser executado em um momento em que todos estão dedicados a cuidar de pacientes graves internados. A pesquisa incluirá somente pacientes hospitalizados, para atender à demanda mais urgente, que é a de oferecer tratamento para pacientes com quadro mais grave. 

Apesar de ter quatro linhas de tratamento definidas, uma das premissas do estudo é que ele seja adaptável, ou seja, caso surjam novas evidências as linhas podem ser adequadas, com descontinuação de drogas que se mostrem ineficazes e incorporação de medicamentos que venham a se mostrar promissores. Nesse tipo de estudo, uma comissão central tem acesso a todos os dados e faz análises durante todo o processo, evitando que os pacientes sejam expostos a drogas ineficazes ou com toxicidade elevada. 

Solidariedade

O ensaio clínico Solidariedade foi lançado pelo diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Durante seu discurso, Tedros enfatizou a solidariedade como condição chave para enfrentar a pandemia e a importância de concentrar esforços para que o estudo possa gerar evidências robustas e de alta qualidade o mais rápido possível. 

Os primeiros quadros respiratórios provocados pelo Covid-19 foram reportados às autoridades internacionais em 31 de dezembro de 2019. A OMS declarou a pandemia em 11 de março e, até o momento (26/3), foram registrados cerca de 413 mil casos e 18 mil mortes em 196 países e territórios.

Lista dos 18 hospitais participantes no Brasil:

Amazonas
Hospital Delphina Aziz

Bahia
Instituto Couto Maia/SES

Ceará
Hospital São José e Doenças Infecciosas

Mato Grosso do Sul
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian

Minas Gerais
Hospital Universitário da UFMG

Pará
Hospital Universitário João de Barros Barreto-UFPA

Paraná
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Pernambuco
Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Universidade de Pernambuco 

Rio de Janeiro
Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap/UFF)
Hospital Federal dos Servidores do Estado
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ)
Hospital Universitário Gaffree e Guinle (HUGG/UniRio)
Hospital Universitário Pedro Ernesto (HupeE/Uerj)
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)

Rio Grande do Sul
Hospital Nossa Senhora da Conceição

Santa Catarina
Hospital Regional de São José

São Paulo
Hospital de Clínicas da Unicamp
Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Voltar ao topo Voltar