Início do conteúdo

02/06/2022

SPU faz doação formal do prédio do IFF à Fiocruz

Suely Amarante (IFF/Fiocruz)


Na última sexta-feira (27/5) ocorreu, no Centro de Estudos Olinto de Oliveira – Anfiteatro A do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a cerimônia de assinatura e entrega formal do imóvel utilizado pelo Instituto à Fundação. O prédio foi doado pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU). 

Durante apresentação, o diretor do IFF/Fiocruz narrou os principais fatos históricos do Instituto (foto: Peter Ilicciev)

 

Durante apresentação, o diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Flávio Meirelles, narrou os principais fatos históricos do Instituto. Fundado em 1921, era um hotel que posteriormente se tornou um Abrigo-Hospital Arthur Bernardes. Esse Abrigo foi idealizado pelo médico pediatra e sanitarista Antônio Fernandes Figueira, sua gestão culminou com a instalação do Instituto Fernandes Figueira. “Desde então, o IFF/Fiocruz vem cumprindo essa tarefa de forma venturosa. Um trabalho pautado na ética, compromisso e dedicação de todos os trabalhadores, sejam da Atenção à Saúde, da Educação, da Pesquisa, Gestão & Desenvolvimento Institucional e Ações Nacionais e Cooperação. O trabalho de todos e dos que já passaram por essa quase centenária Instituição é que faz o IFF ser referência local, regional e nacional no cuidado e na produção de conhecimento para a promoção da saúde de mulheres, crianças e adolescentes”, enfatizou Meirelles.

Em 1970, através das pesquisas de alcance nacional e internacional, da pesquisadora e médica Aparecida Garcia, o Instituto Fernandes Figueira foi convidado a integrar à Fundação Oswaldo Cruz. Em 2010, um outro marco importante coroa a história do IFF/Fiocruz. Com a missão de promover saúde para mulheres, crianças e adolescentes e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi designado como Instituto Nacional. Essa denominação formalizou a condição do IFF/Fiocruz como órgão auxiliar do Ministério da Saúde (MS) no desenvolvimento, na coordenação e na avaliação das ações integradas para a saúde do seu público específico em todo o território nacional.

Outros marcos também consolidaram essa trajetória, como a Rede de Bancos de Leite Humano, posteriormente ampliada para Rede Global de Bancos de Leite Humano. Fruto de uma ação integrada entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde (MS). A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rblh-BR) é composta por 221 BLHs e 199 postos de coleta. Nas últimas décadas, a experiência brasileira em BLHs também se tornou um modelo de referência mundial, servindo como base para a criação da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH). Até o momento, o esforço de cooperação técnica já resultou em projetos de implementação de BLHs e colaboração com nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África.

Ao longo desses 10 anos, o Instituto registrou o seu protagonismo em vários projetos de políticas públicas. Dentre muitos, ressaltamos, em 2012, a participação na coordenação do Projeto de Apoio à Implementação da Rede Cegonha no Brasil, estratégia operacionalizada pelo SUS, em parceria com a Política Nacional de Humanização (PNH) e com as Áreas Técnicas de Saúde da Mulher, da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde. No contexto dessa iniciativa, merecem registro duas turmas de mestrado profissional, tendo esse tema como objeto central, que recebeu alunos de diferentes estados brasileiros. 

O prédio foi doado pela Superintendência do Patrimônio da União (foto: Peter Ilicciev)

 

Impressionado com a atuação do IFF/Fiocruz e do seu compromisso com a saúde pública brasileira, o secretário-adjunto do Patrimônio da União, Martin Ramos Cavalcanti demonstrou a sua satisfação nessa doação. “É com grande honra que fazemos essa doação ao Instituto Fernandes Figueira. É gratificante ver o excelente trabalho que é desenvolvido aqui, uma atuação que nos orgulha e nos motiva a fazer mais. A Fiocruz pode contar conosco para continuar expandido as suas atividades, que é referência para o Sistema Único de Saúde [SUS]”, enfatizou. 

A cerimônia contou com as presenças do diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Flávio Meirelles; da vice-presidente adjunta de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Priscila Ferraz; do chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Juliano Lima; da coordenadora geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Ana Beatriz Cuzzatti; do chefe de Gabinete da Coordenação Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic), Jorge Pessanha; da coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação do IFF/Fiocruz, Maria Auxiliadora Gomes; da coordenadora de Educação do IFF/Fiocruz, Carla Trevisan; do secretário-adjunto do Patrimônio da União, Martin Ramos Cavalcanti e do superintendente do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, Paulo da Silva Medeiros. 

Após a atividade, o grupo seguiu, acompanhado pelo diretor do IFF/Fiocruz, para uma visita às áreas assistenciais do Instituto, tiveram também a oportunidade de conhecer alguns projetos realizados pelo IFF, como o Projeto Novos Caminhos, proposta social criada e desenvolvida a partir da realidade vivida pelos familiares e pacientes do IFF, que necessitam de cuidado permanente com a saúde e encontram nessa iniciativa, terapias, lazer e geração de renda por meio das atividades propostas pelo Projeto. 

Voltar ao topo Voltar