Início do conteúdo

26/07/2022

Evento celebra os 150 anos de nascimento de Oswaldo Cruz

IOC/Fiocruz


O dia era 5 de agosto de 1872. Região do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. Nascia Oswaldo Gonçalves Cruz, aquele que se tornaria médico e um dos maiores nomes da ciência brasileira. Cento e cinquenta anos depois, na mesma data, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) – instituição liderada pelo ícone da saúde pública nacional no início do século XX e embrião da atual Fiocruz – celebra o sesquicentenário do nascimento do seu patrono, ilustrando o legado do grande cientista e projetando seus ideais e visões históricas para o futuro. O encontro, marcado para 5 de agosto, a partir das 9h, será realizado em formato híbrido, considerando o atual cenário da pandemia de Covid-19. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo canal do IOC no YouTube

Selo comemorativo dos 150 anos do nascimento de Oswaldo Cruz (Arte: IOC/Fiocruz)

 

As atividades presenciais ocorrerão no Auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Av. Brasil, 4.365 – Rio de Janeiro – RJ). As vagas para assistir ao evento no formato presencial estarão limitadas à lotação do auditório, que está com a capacidade reduzida pela metade por conta dos protocolos de prevenção relacionados à Covid-19. Na mesa de abertura, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, darão a largada para a atividade pautada no tema Oswaldo vive e inspira o futuro. Logo após, a plataforma de acessibilidade do Pavilhão Arthur Neiva será inaugurada pelo ex-diretor do IOC José Paulo Gagliardi Leite e o ex-vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC Marcelo Alves Pinto, juntamente com  Ademir Martins (atual vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação) e Norma Brandão, assessora da Vice-Diretoria de Ensino e chefe da Secretaria Acadêmica do Instituto.

A conclusão do projeto Cartas para Oswaldo, lançado no aniversário de 122 anos do IOC, será apresentada com a primeira exibição do filme curta-metragem construído a partir de contribuições da comunidade do Instituto. A obra audiovisual foi desenvolvida a partir de cartas simbólicas enviadas para Oswaldo Cruz por trabalhadores e estudantes da Unidade. A apresentação da iniciativa será realizada pelo vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea. 

O bloco seguinte, Oswaldo vive e inspira o futuro do IOC, a ser apresentado pela reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, focará nos próximos passos do Instituto. Os ex-diretores do IOC, Carlos Morel, Claudio Ribeiro, José Paulo Gagliardi Leite, Renato Cordeiro, Sergio Coutinho e Wilson Savino, se juntarão à atual diretora, eleita para o terceiro mandato, no painel O futuro aos olhos de Oswaldo: como o patrono pensaria as próximas décadas do Instituto?

O encontro será mediado pelo vice-diretor Ademir Martins. Esta seção do evento é preparatória para as atividades do 7º Encontro do IOC, que será realizado em setembro. O fórum de planejamento estratégico do Instituto discutirá a visão de futuro do IOC, bem como o plano quadrienal para os próximos anos, além de revisitar a missão e os valores institucionais. Na reta final da celebração, o vínculo entre os cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas será realçado no bloco Oswaldo e Chagas: o legado permanente da parceria e da colaboração, que será conduzido por Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações do IOC. 

Na sessão, serão lançados dois projetos temáticos em doença de Chagas: o Escape room: o enigma de Lassance, experiência interativa idealizada pelo Laboratório de Bioquímica de Tripanossomatídeos do IOC; e a exposição A doença de Chagas da pré-história aos dias atuais, parceria entre a Universidad Mayor de San Simon (Bolívia), a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o IOC. A Coleção Entomológica do Instituto, sob responsabilidade do curador Marcio Félix (Laboratório de Biodiversidade Entomológica), também integra a atividade – com destaque para a exibição de exemplares de triatomíneos, popularmente conhecidos como “barbeiros”, que atuam como vetores na transmissão da doença de Chagas.

Outros destaques são a oficina Expresso Chagas e o lançamento do curso on-line Expresso Chagas 21: formação de agentes populares de saúde para áreas endêmicas, que fazem uso de tecnologia social para disseminar conhecimentos sobre o agravo. Os produtos, desenvolvidos no Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC, serão apresentados por Tania Araujo-Jorge.

Todas as atividades da sessão Oswaldo e Chagas permanecerão expostas e abertas ao público entre 8 e 12 de agosto, das 9h às 16h, no hall do Pavilhão Leônidas Deane, também no campus da Fiocruz, em Manguinhos. A experiência Escape room: o enigma de Lassance prevê inscrição antecipada via formulário eletrônico. Encerrando as atividades da data comemorativa, será lançado o projeto do Memorial Covid-19, monumento que reafirma a solidariedade do IOC às vítimas da pandemia.

Voltar ao topo Voltar