Livro aborda as consequências da Covid-19 para jovens brasileiros

Publicado em
Cooperação Social da Fiocruz
Compartilhar:
X

Artigo publicado no livro Jovens e saúde: revelações da pandemia no Brasil, da Fiocruz, constatou maior vulnerabilidade e sofrimento entre pessoas do grupo não-binário e mulheres durante o primeiro e segundo ano da pandemia. A pesquisa analisada no artigo foi realizada pelo Conselho Nacional da Juventude com 68 mil jovens nos anos de 2020 e 2021 e seus dados foram tratados por pesquisadores da Fundação. Esse é apenas um entre os artigos inéditos publicados no e-book gratuito da plataforma Agenda Jovem Fiocruz (AJF), lançado nesta sexta-feira (14/10) no Portal Fiocruz. O livro aborda o impacto da pandemia nas condições de vida, trabalho, estudo e saúde mental das juventudes a partir do olhar de pesquisadores da área de Brasília, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

A publicação digital está dividida em dois blocos: Panorama - A pandemia do coronavírus: como os jovens foram afetados e Olhares sobre os dados da pesquisa de opinião: Juventudes e a Pandemia do Coronavírus. No primeiro, são tratadas informações do contexto social, político, econômico e de saúde relacionadas ao rejuvenescimento da pandemia – estudado e divulgado amplamente pela Fiocruz, particularmente no ano de 2021; no segundo, autores convidados trazem diferentes perspectivas sobre as condições de vida e saúde das juventudes brasileiras e os artigos são organizados em sessões temáticas: Saúde e autocuidado; Trabalho, território e educação; Gênero e raça; Informação e comunicação; Vida pública.

A apresentação da publicação é da presidente da instituição, Nísia Trindade Lima. Em seu texto, ela afirma que o livro foi pensado para ser de amplo acesso à população e valoriza seu potencial para subsidiar o trabalho de outros pesquisadores, gestores de políticas públicas, ativistas e lideranças sociais atentos às realidades e necessidades da população jovem.

André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz e um dos organizadores do livro, destaca a relevância de publicações como essa para reforçar reflexões e práticas dirigidas a esse segmento da população. Para ele, os resultados das análises publicadas revelam a importância de um olhar sobre a condição juvenil contemporânea em conformidade com os marcos legais de políticas públicas de juventude no Brasil.

“O campo da saúde tem um desafio duplo: avançar na compreensão da realidade cada vez mais complexa da juventude em sua diversidade etária e responder aos anseios dos jovens pelo direito à saúde. Essa publicação serve para amadurecer a reflexão sobre esses desafios”, afirma.

Agenda Jovem Fiocruz é uma plataforma colaborativa voltada para as juventudes brasileiras que articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude. A iniciativa conta com o suporte institucional da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz e é vinculada à Presidência da Fundação.