Início do conteúdo

09/03/2023

Podcast Radar Saúde Favela entrevista sobrevivente do massacre do Carandiru

Cooperação Social da Fiocruz


Superlotação, insalubridade e diferentes fatores de risco de morte. Questões como essas que configuram o dia a dia do sistema carcerário emergem da entrevista de Maurício Monteiro, gestor ambiental e sanitário, sobrevivente do Pavilhão 9 da Casa de Detenção de São Paulo em 1992. O entrevistado apresenta outra versão sobre o massacre do Carandiru – diferente das oficiais - e foi gravado durante a vigência da parceria entre o projeto Radar Saúde Favela e o portal Le Monde Diplomatique Brasil, em 2022. O Radar Saúde Favela é um projeto originário da Sala de Situação Covid-19 nas Favelas e atualmente é coordenado pela Cooperação Social da Fiocruz. O episódio pode ser escutado aqui.    

Para Fábio Araújo, sociólogo e coordenador do Radar Saúde Favela pela Cooperação Social, o encarceramento seletivo da juventude negra, que habita os territórios populares, tem sido uma das marcas do racismo brasileiro e o debate trazido por Maurício Monteiro contribui para problematizar as relações entre racismo, prisão, saúde e direito à vida. “Além de trazer a memória viva do massacre do Carandiru, a fala de Maurício nos provoca a pensar sobre as possibilidades e obstáculos à construção de territórios saudáveis e sustentáveis, em contextos atravessados por políticas racistas e de morte. De modo que, o campo da saúde precisa se aproximar da agenda pelo desencarceramento”, afirmou Fábio Araújo. 

Fábio Mallart, também sociólogo e integrante da equipe do projeto, descreve a prisão como “lugar de morte” que pode se desdobrar em execuções sumárias do lado de fora dos muros, ou mesmo devido às mortes por diferentes doenças, do lado de dentro. Em sua fala no podcast, Maurício Monteiro descreve situações que ocorreram com ele e outras pessoas encarceradas que confirmam esse diagnóstico. "Em um contexto que aniquila vidas, a única política de saúde realmente eficaz é o desencarceramento", defendeu Mallart. 

Saiba mais sobre o podcast Radar Saúde Favela, conheça a nova fase e o novo site

Voltar ao topo Voltar