Início do conteúdo

22/04/2023

Presidente da Fiocruz assina memorando com três ministérios em Portugal

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Neste sábado (22/4), o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, assinou um Memorando de Entendimento (MdE) para cooperação internacional com os ministérios portugueses da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Saúde, e da Economia e do Mar. A assinatura ocorreu durante a XIII Cimeira Luso-brasileira, em Lisboa. Moreira integra a comitiva de Luiz Inácio Lula da Silva em viagem a Portugal, onde acompanha as agendas do presidente brasileiro e da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. 

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, em encontro com a secretária de estado da Promoção da Saúde de Portugal, Margarida Tavares (foto: Divulgação)

 

"A Fiocruz tem uma cooperação histórica sólida e abrangente com instituições portuguesas, incluindo a maioria das universidades e institutos de pesquisas, como o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge [Insa], o Instituto de Higiene e Medicina Tropical [IHMT] e a Escola Nacional de Saúde Pública Portugal [Ensp Portugal], seja por meio da pesquisa colaborativa ou do intercâmbio de pesquisadores e alunos, mas precisamos ir além. É preciso avançar em infraestruturas e novos arranjos colaborativos para produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde que visem o desenvolvimento econômico e social dos dois países, que têm sistemas universais de saúde. Buscamos com essa agenda uma ação cooperativa para a redução das assimetrias de domínio e acesso às tecnologias”, disse Moreira.

Além de consolidar a cooperação já existente, o memorando visa, de forma coordenada, fortalecer a parceria institucional com Portugal, implementando ações estruturantes de longo prazo no campo da CT&I. Além das ações de promoção da C&T com foco na inovação e prospecção de parcerias com os setores público e privado em saúde, a iniciativa abre perspectivas mútuas para acordos tecnológicos que atraiam empresas portuguesas de base biotecnológica no Brasil, e de empresas brasileiras de base biotecnológica em Portugal. O acordo estabelece as bases também para a possibilidade futura de instalação de escritório de representação em ciência, tecnologia e saúde global da Fiocruz em Portugal.

O Memorando de Entendimento visa ainda promover a pesquisa biomédica com a participação em projetos partilhados, estabelecer as bases para a cooperação no desenvolvimento de uma estratégia de Inovação, Investigação e Desenvolvimento (II&D), de forma a desenvolver produtos e serviços inovadores nos cuidados de saúde. Tem também por objetivo implementar uma agenda de cooperação nas áreas da ciência, tecnologia e inovação, com foco em novos modelos de pesquisa translacional e clínica para melhoria dos cuidados da saúde, e no desenvolvimento de capacidades para fazer face a desafios emergentes em saúde. O MdE foi assinado pelo presidente da Fiocruz e pelos ministros da Economia e do Mar, António Costa Silva; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; e Manuel Pizarro, da Saúde. A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, assinou como testemunha. Um grupo de trabalho deverá apresentar um plano de implementação do acordo no prazo de seis meses.

Agenda extensa

O presidente da Fiocruz manterá agenda intensa ao longo da semana, em reuniões com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed); o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa); o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEIIA); e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT). Acompanham a missão institucional, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Marco Menezes, e a assessora da Presidência, Camile Giaretta Sachetti.

Voltar ao topo Voltar