O Programa de Estágio Internacional do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) vai enviar quatro residentes para um período de dez dias de trabalho na Escola Nacional de Saúde Pública de Cuba (Ensap), importante centro formador em Saúde Pública na América Latina, localizado em Havana. A chamada interna ocorre em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
A oferta de estágio visa o conhecimento das características do sistema de saúde cubano, assim como vivenciar a realidade dos programas e serviços de Atenção Básica e Epidemiologia em Cuba, fortalecendo a formação dos discentes no campo da Saúde Pública. A chamada é voltada para residentes dos Programas de Residência Médica em Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria e do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Enfermagem) do IFF/Fiocruz, com ênfase no conhecimento de programas e serviços de saúde desenvolvidos no âmbito da Atenção Básica.
“Essa iniciativa da Fiocruz, dentro do Lato Sensu, é extremamente positiva porque já começamos a promover essa troca com outros países no Stricto Sensu com muita potência, fortalecendo o aprendizado e aquisição de competências para formação do [Sistema Único de Saúde] SUS. Esse aprendizado para os nossos discentes da residência e para o preceptor, que acompanhará esse processo, será ímpar para o Instituto e todas as experiências adquiridas podem não somente trazer reflexões para a nossa realidade no Brasil, como também contagiar outros colegas e discentes que estão em processo de formação aqui no IFF/Fiocruz de participar dessas iniciativas de internacionalização", ressalta o coordenador de Educação do IFF/Fiocruz, Zilton Vasconcelos. "Esperamos que, a partir de agora, consigamos ampliar essas ofertas dentro dos programas de residência para que possamos cada vez mais criar laços com instituições parceiras ao redor do mundo, visando reforçar a qualificação desses profissionais que vão depois para o SUS atender a nossa população”.
“A internacionalização dos nossos programas de residência é fruto do movimento de aproximação desde o início da gestão com as vice-presidências, coordenações e unidades da Fiocruz. O programa já existe na Ensp/Fiocruz, foi interrompido durante a pandemia de Covid-19, mas está sendo retomado com a participação do IFF/Fiocruz. Os residentes vão fazer uma passagem por um sistema público de um país com muitas dificuldades financeiras e com resultados muito expressivos, como Sífilis 0. Eles voltam com o compromisso de apresentar para a comunidade IFF/Fiocruz o que conheceram. Desejamos dar sequência e ampliar o programa de internacionalização”, informa o diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles.
“A oportunidade de participar deste processo de internacionalização de programa de residência, junto com a Ensp/Fiocruz, vem a partir do movimento construído pela direção do IFF/Fiocruz em estar mais próximo às outras unidades da Fundação e as vice-presidências. Recebemos o convite com muita alegria e consideramos que é uma excelente forma de capacitação dos nosso discentes. Com certeza será um diferencial dos nossos programas”, conta a coordenadora de Educação do IFF/Fiocruz, Carla Trevisan.
O Programa de Estágio Internacional será realizado no período de 18 a 29 de setembro de 2023, e compreenderá uma carga de 80 horas. As atividades teóricas e práticas serão desenvolvidas ao longo de duas semanas e incluem visitas supervisionadas a unidades de saúde de Havana; tutoria de docentes da Ensap e outros profissionais de saúde envolvidos; aulas e atividades de orientação na Ensap; acompanhamento de atendimentos; e atividades no âmbito da Atenção Básica em unidades de saúde de Havana.