Icict/Fiocruz promove encontro sobre tecnologias para a ciência aberta

Publicado em
Icict/Fiocruz
Compartilhar:
X

No ano em que se completamos os dez anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) inicia um ciclo de encontros sobre as tecnologias da informação e da comunicação para a ciência aberta. A primeira edição será nos dias 26 e 27 de junho, com o tema Desafios da comunicação científica: ciência aberta, sustentabilidade e OJS.

O OJS, sigla para Open Journal Systems, é um software de código aberto que abrange todas as fases do processo editorial de publicação científica, desde a submissão dos trabalhos até sua publicação e disseminação. Desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), o OJS é utilizado por mais de 25 mil revistas científicas no mundo e conta com uma grande comunidade que, além de fornecer suporte aos usuários, garante a sua melhoria contínua. O software tem evoluído conforme as necessidades da comunidade em um contexto internacional, tornando-se uma referência na gestão editorial de revistas científicas.

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é um dos periódicos brasileiros que usa o sistema. De cunho interdisciplinar, o periódico editado pelo Icict é voltado para as áreas de comunicação, informação e saúde coletiva. O evento também celebra a marca de 17 anos de atividades da Reciis, que vem operando, desde o seu nascimento, com o OJS .

Mais informações.