A sexta edição do Fórum Fiocruz de Memória, nesta segunda-feira (5/8), vai debater o tema Memória, democracia e participação. O evento ocorrerá no auditório do Museu da Vida Fiocruz, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Para participar não é necessário se inscrever previamente. A transmissão ao vivo será feita pelo canal da Fiocruz no YouTube, com tradução simultânea para libras.
O objetivo do Fórum, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), é debater as práticas participativas e democráticas de tomadas de decisão na Fundação, que tiveram início a partir de 1985, com o processo de redemocratização do Brasil após a ditadura militar (1964-1985), na gestão de Sergio Arouca. A proposta do sanitarista era incorporar a instituição ao movimento de criação de uma nova sociedade, baseada na democracia e no fortalecimento da participação cidadã. A partir de 1988, trabalhadores da instituição deram início a um movimento que resultou na realização do primeiro Congresso Interno, instância máxima de deliberação da Fiocruz. A mesa de abertura do evento contará com a presença da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado; do diretor da COC/Fiocruz, Marcos José de Araújo Pinheiro; do coordenador da Coordenação-Executiva da Política de Memória Institucional da Fiocruz, Diego Bevilaqua; e da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
Roda de memória
A programação do Fórum conta com a roda de memória Tradição e identidade na gestão participativa da Fiocruz, que reunirá Leninha Monteiro, vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz); Arlindo Fábio Gomez de Sousa, superintendente do Canal Saúde; André Malhão, professor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz); Maria do Carmo Leal pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz); e Mitermayer Galvão, pesquisador do Instituto Gonçalo Muniz (Fiocruz Bahia). Personagens importantes que atuaram nas instâncias de governança institucionais, como o Congresso Interno e o Conselho Deliberativo, apresentarão suas experiências nesses espaços que integram o modelo democrático decisório da instituição. A mediação será de Lucina Matos, da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Fiocruz (Cogepe), e Wagner Oliveira, da Assessoria de Relações Institucionais da Fiocruz.
Programação
5 de agosto
9h30 | Mesa de abertura
Convidados: Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Marcos José de Araújo Pinheiro, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Diego Bevilaqua, coordenador da Coordenação Executiva da Política de Memória Institucional da Fiocruz
Jandira Feghali, deputada federal pelo PCdoB-RJ
10h – 12h | Roda de memória: Tradição e identidade na gestão participativa da Fiocruz
Convidados: Leninha Monteiro (COC/Fiocruz); Arlindo Fábio Gomez de Sousa (Canal Saúde); André Malhão (EPSJV/Fiocruz); Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz); e Mitermayer Galvão (Fiocruz Bahia)
Mediação: Lucina Ferreira Matos (Cogepe) e Wagner Oliveira (Assessoria de Relações Institucionais da Fiocruz)