Fiocruz apoia o 2º Encontro Regional de Pré-Vestibulares Populares do Sudeste

Publicado em
Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, com informações do Portal Favelas
Compartilhar:
X

Nos dias 3, 4 e 5 de agosto, aconteceu o 2º Encontro Regional de Pré-Vestibulares do Sudeste, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. O encontro reuniu delegações do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, para debater sobre educação Popular e as dificuldades enfrentadas no cotidiano das construções populares e do trabalho político-pedagógico. O evento foi realizado pelo Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro, apoiado pela Fiocruz.  

O encontro reuniu mais de 70 pré-vestibulares do região Sudeste, além de representantes nacionais como Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Brasília, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina. Participaram dessa construção o projeto Tecendo Diálogos, coordenado pela Cooperação Social da Fiocruz e Museu da Vida Fiocruz, Educafro Minas, Podemos +, além de cursos pré-vestibular populares dos estados de São Paulo e Espírito Santo. O encontro tinha como objetivo debater as formas de ingresso e permanência no ensino superior, dos alunos de pré-vestibulares dos quatro estados da região sudeste.  

Educadora Popular, militante do FPVP-RJ e parte da comissão organizadora do 2º Encontro Regional, Lorrane Cardoso falou sobre a importância dos pré-vestibulares populares na promoção do acesso de estudantes da periferia às universidades. “O vestibular é um funil que impede o acesso universal à educação superior, um direito que deveria ser garantido a todos os cidadãos em uma sociedade democrática. Defendemos o acesso irrestrito e gratuito às universidades públicas para todos os que desejam uma educação superior”, disse. “A comissão organizadora está fazendo um trabalho de quase um ano, os quatro estados muito bem alinhados para poder fazer esse evento acontecer. O encontro é um trabalho coletivo que só deu certo por isso”, contou Lourrane. 

Produtor do projeto Tecendo Diálogos e militante do Fórum de Pré-vestibulares, Natã Neves falou sobre o desafio de produzir um evento estadual, e que reuniu cerca de 130 pessoas. “Os desafios aconteceram um pouco antes, com a questão da organização mesmo, um evento interestadual, conseguimos reunir pessoas do sudeste, e também tivemos convidados de outras regiões do Brasil. Então pensar nessa logística demanda muito tempo e organização. Conseguimos garantir transporte, alimentação e estadia para todos os participantes.  As etapas de pré e pós produção são bem desafiadoras. Nós temos uma equipe muito boa e dedicada, que tem dado o seu melhor e assim a gente conseguiu entregar um evento de excelência. Foi desafiador, mas foi incrível, é bastante trabalho, é muito cansativo, mas quando a gente entrega eu me sinto lisonjeado, me sinto muito grato vendo que eu fiz parte de algo tão importante”, disse Natã Neves 

A articulação regional teve início no 1º Encontro dos Prés, realizado em 2022, no Rio de Janeiro. Com o tempo houve fortalecimento do diálogo, apontando a necessidade da construção do 2º Encontro, como forma de trocar experiências através dos cursinhos populares. Os mais de 70 prés se dividiram em 5 grupos de trabalho (GT’s) para realizar discussões para a plenária de encaminhamento, sendo eles,  GT Acesso e Permanência Estudantil, GT de Exclusão, GT de Mobilização, GT de Organização Interna e GT de Políticas Públicas.