Foram anunciados na noite da última quinta-feira (21/11), em cerimônia realizada na Unibes Cultural, na cidade de São Paulo (SP), os grandes vencedores do 10º Prêmio Abeu e a Editora Fiocruz está entre eles. O livro Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral, organizado por Maria Dalva Barbosa Méio e Denise Streit Morsch, foi destacado com o terceiro lugar na categoria Ciências da Vida.
O livro é fruto do trabalho do Ambulatório de Seguimento do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). A coletânea abrange, de forma interdisciplinar, diferentes áreas clínicas e do desenvolvimento infantil, para dar conta da complexidade dos cuidados necessários voltados às crianças nascidas pré-termo. As organizadoras, a pediatra e neunatologista Maria Dalva Barbosa Baker Méio e a psicóloga clínica Denise Streit Morsch, oferecem aos leitores conteúdos e reflexões importantes sobre os nascidos antes de 37 semanas de gestação. As pesquisadoras convidaram para escrever os 17 capítulos que compõem a obra reconhecidos especialistas na área de neonatologia e desenvolvimento infantil, para abordar os desafios derivados do nascimento prematuro e as formas de conduzi-los. O volume compõe a coleção Criança, Mulher e Saúde.
Assista programa Boletim Ciência, do Canal Saúde, com entrevista às organizadoras.
Veja outros livros da coleção Criança, Mulher e Saúde.
10 anos de Prêmio Abeu
O Prêmio Abeu destaca os melhores da edição universitária e acadêmica anual em nove categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução. A cerimônia desta ano marcou uma década da premiação, pioneira em prestigiar edições universitárias e acadêmicas.