Durante a Missão Econômica Belga ao Brasil, foi assinado um Memorando de Entendimento (MdE) histórico entre a Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), e as empresas belgas Quantoom Biosciences S.A. e Univercells S.A., na presença de Sua Alteza Real a Princesa Astrid da Bélgica. Este MdE representa um compromisso para avançar no desenvolvimento de vacinas e terapias baseadas em RNA, expandindo o acesso a soluções de saúde inovadoras, tanto regional quanto globalmente.
O MdE assinado representa um compromisso para avançar no desenvolvimento de vacinas e terapias baseadas em RNA (foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
A cerimônia de assinatura foi conduzida por Sua Alteza Real a Princesa Astrid da Bélgica, acompanhada por distintos membros da Delegação Econômica Belga, incluindo Pascale Delcomminette, CEO da Agência de Exportação e Investimentos da Valônia, a secretária de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Cláudia Mello, e o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Este acordo destaca o papel vital das parcerias internacionais no enfrentamento dos desafios globais de saúde.
Segundo o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, “esta parceria representa mais um passo estratégico na expansão do acesso à saúde e no fortalecimento da soberania tecnológica do Brasil, pois possibilita a produção de insumos importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), como vacinas e terapias baseadas em RNA. Esta integração de capacidades científicas e tecnológicas complementares é essencial para impulsionar inovações no tratamento de doenças, expandir o alcance da saúde pública e fortalecer a resiliência do SUS, beneficiando milhões de pessoas”.
Com base na implementação bem-sucedida do sistema de produção de Ntensify® mRNA da Quantoom Biosciences no início deste ano em Bio-Manguinhos/Fiocruz, o MdE estabelece uma estrutura para maior colaboração entre as partes. As principais áreas incluem: 1) Colaboração entre Bio-Manguinhos/Fiocruz e a Quantoom Biosciences no desenvolvimento de tecnologias de saRNA (RNA autorreplicante) de segunda geração para vacinas na América Latina e além; 2) Parceria entre Bio-Manguinhos e Univercells no co-desenvolvimento de terapias baseadas em RNA para o tratamento de doenças como o câncer; 3) Exploração conjunta por todas as partes das aplicações em "One Health" (Saúde Única), com o objetivo de alcançar melhores resultados em saúde, reconhecendo a interconexão entre pessoas, animais, plantas e seu ambiente compartilhado. Colaboração entre todas as partes para o estabelecimento de uma nova instalação de fabricação comercial no Brasil, dedicada exclusivamente ao mRNA e baseada nas tecnologias da Quantoom Biosciences, integrando a produção local de enzimas (o fator de maior custo na produção de mRNA) e garantindo maior autonomia regional na fabricação biofarmacêutica.
O MdE reflete um forte compromisso entre as partes em negociar e formalizar acordos que irão promover a sua missão compartilhada de impulsionar a acessibilidade, viabilidade econômica e inovação nos cuidados de saúde global.
José Castillo, CEO da Quantoom Biosciences e CTO da Univercells, compartilhou seu entusiasmo com a colaboração: “Esta parceria destaca o poder transformador da colaboração transnacional no enfrentamento de alguns dos desafios de saúde mais urgentes do mundo. Junto com a Fiocruz e Bio-Manguinhos, estamos avançando nas tecnologias baseadas em RNA para tratamento de doenças infecciosas e terapias contra o câncer, contribuindo para a equidade e acessibilidade em saúde global".
O MdE reflete um forte compromisso entre as partes em negociar e formalizar acordos que irão promover a sua missão compartilhada de impulsionar a acessibilidade, viabilidade econômica e inovação nos cuidados de saúde global (foto: Bio-Manguinhos/Fiocruz)
Hugues Bultot, CEO da Univercells, acrescentou: “Este MdE é uma prova do nosso compromisso comum com a inovação e o impacto na saúde. Ao aproveitar nossa expertise combinada, pretendemos criar soluções escaláveis e sustentáveis que redefinam como vacinas e terapias são desenvolvidas e distribuídas, para que todos, em todos os lugares, tenham acesso a elas”.
Mauricio Zuma, diretor de Bio-Manguinhos, destacou: “Estamos muito orgulhosos deste compromisso conjunto que permitirá o desenvolvimento de novos produtos a serem incluídos no portfólio do Instituto, a fim de responder às demandas de saúde pública e expandir o acesso da população a soluções de saúde no Brasil e além. Além disso, nosso objetivo é ampliar o cenário de inovação e fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) brasileiro”.
Quantoom Biosciences
A Quantoom Biosciences está liderando a revolução das vacinas e terapias baseadas em mRNA, fornecendo soluções completas para a fabricação de mRNA-LNP. Sua tecnologia de ponta, Ntensify, permite a produção e purificação de mRNA por meio de um sistema totalmente integrado e escalável que combina processos, equipamentos, misturas de reagentes e descartáveis. Essa solução apoia todo o espectro da produção de mRNA, desde a P&D até a fabricação comercial. Lançada em 2023, a tecnologia Ntensify já foi amplamente adotada em vários continentes, demonstrando seu apelo global. A Quantoom Biosciences também está desenvolvendo a tecnologia Ncapsulate para formulação e purificação de mRNA-LNP, com o objetivo de aumentar significativamente a acessibilidade e a viabilidade econômica de medicamentos baseados em mRNA. Localizada na Bélgica, a Quantoom Biosciences prospera em um ecossistema dinâmico de biotecnologia, impulsionando a inovação na produção de mRNA para tornar terapias transformadoras disponíveis para todos, em qualquer lugar.
Univercells
A Univercells é uma biotech inovadora global, com sede na Bélgica, impulsionada por um único propósito: transformar a forma como os medicamentos biotecnológicos são produzidos, para que todos, em qualquer lugar, possam tê-los. Por meio de bioprocessamento de ponta e tecnologia, a empresa cria processos e plataformas transformadoras ao longo das etapas de descoberta, desenvolvimento e entrega de medicamentos. Seu foco é a acessibilidade, eficiência e sustentabilidade para eliminar barreiras para os desenvolvedores de medicamentos.
Colaborando com as indústrias de biotecnologia e farmacêutica, a Univercells abre caminho para novas vacinas e terapias voltadas ao combate do câncer, doenças infecciosas e saúde animal. Com o apoio de stakeholders líderes mundiais e alinhados à sua missão, como a Fundação Bill & Melinda Gates, o Banco Europeu de Investimentos e a Global Health Investment Corporation, a empresa está preparada para fazer a diferença em escala global.