Cordel e ciência – a ciência em versos populares

Publicado em
Compartilhar:
X















 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Cordel e ciência – a ciência em versos populares

Organizadores: Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani e Carla Almeida

Editora Vieira & Lent

256p. R$ 23,00


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 













 


 



Cordel e ciência é uma coletânea de 22 folhetos escritos por cinco nordestinos que elegeram como mote questões e fatos relacionados à ciência. Estes versos populares oferecem uma leitura prazerosa sobre relatos de descobertas científicas, questões relacionadas à saúde (dengue, vacinação, transplante, diabetes), ao meio ambiente (fauna e flora), episódios da vida de cientistas (Newton, Einstein, Sabin, Santos Dumont, Oswaldo Cruz, Galileu, Hipócrates, Arquimedes e Kepler) e descrições de acontecimentos astronômicos (a conquista da Lua, o cometa Halley e outras).


O livro mostra que grandes nomes da literatura de cordel têm aberto espaço para discutir a ciência em seus folhetos. Alguns deles, como Gonçalo Ferreira da Silva, que é presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, vêm se dedicando nos últimos anos a escrever biografias de cientistas e filósofos que marcaram a história da ciência e do pensamento humano. Já Manoel Monteiro assumiu a tarefa de informar e alertar seus leitores sobre temas relacionados à saúde. Outros cordelistas usaram também a criatividade para explorar temas importantes relacionados à ciência e à saúde, como Raimundo Santa Helena, Eugênio Dantas de Medeiros e Edmilson Santini.


O objetivo do livro é, além de proporcionar maior alcance ao trabalho imaginativo desses poetas, sugerir que o cordel e outras formas de expressão populares podem ser tomados como interessantes pontos de partida para se analisar determinados aspectos da relação entre ciência e sociedade e que podem mesmo ser utilizados como um instrumento adicional de divulgação científica, especialmente junto aos setores populares. Os organizadores da coletânea - Ildeu de Castro Moreira (do Instituto de Física da UFRJ), Luisa Massarani e Carla Almeida (ambas do Museu da Vida da Fiocruz) - esperam que esta ferramenta poética estimule a reflexão e o uso mais amplo de formas alternativas de popularização da ciência. O livro, publicado pela editora Vieira & Lent, será lançado nesta segunda-feira (12/12), a partir das 19h, no Museu da República (Rua do Catete 153), no Rio de Janeiro.




Os cordelistas


Os autores que participam de Cordel e ciência são cinco: Edmilson Santini, pernambucano, nasceu em 1955. Mora no Rio de Janeiro e se dedica ao teatro em cordel; Eugênio Dantas de Medeiros nasceu em 1939, no Rio Grande do Norte. É formado em filosofia e pedagogia. Ocupa a cadeira número 10 da Academia dos Cordelistas do Crato; Gonçalo Ferreira da Silva nasceu em 1937, no Ceará. Vive no Rio e é presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC); Manoel Monteiro, pernambucano, nasceu 1937. É um dos mais importantes cordelistas brasileiros em atividade; Raimundo Santa Helena nasceu no Ceará, em 1926. Tem cerca de 300 títulos em circulação. Foi criador da Feira de São Cristóvão.