Aves marinhas na Bacia de Campos

Publicado em
Catarina Chagas
Compartilhar:
X













Aves Marinhas na

Bacia de Campos


Jorge Bruno Nacinovic

Editado por GEMM Lagos; Fiocruz

60p. R$ 20,00



Obs.: Para outras informações

ou adquirir o livro, ligar para

(21) 2598-2503













 


 



Embora a Bacia de Campos - área sedimentar que se estende do Espírito Santo ao norte do Rio de Janeiro - seja rica em espécies de aves marinhas, a região ainda não havia sido objeto de trabalho de muitos ornitólogos e observadores de aves. Para despertar o interesse desses profissionais, o guia Aves marinhas na Bacia de Campos apresenta as doze espécies de aves mais comuns na região e curiosidades acerca das condições em que foram encontradas pelos pesquisadores.


O atobá (Sula leucogaster), por exemplo, reproduz-se nas ilhas oceânicas e costeiras do Brasil e seus filhotes são ocasionalmente capturados para servirem como animais de estimação. Freqüentemente encontram-se exemplares mortos nas praias e foram registrados, inclusive, casos de animais vitimados por tiros no Rio de Janeiro.


Cada descrição é acompanhada de Ilustrações que facilitam a identificação de espécies como o tesourão (Fregata magnificens), que recebe esse nome por causa das plumagens caudais alongadas semelhantes às lâminas de uma tesoura e parece ser a única espécie de Fregata encontrada na costa do Brasil. Com tais informações, o livro tem como finalidade auxiliar a observação de aves na região.


O guia faz parte das atividades do Projeto de Monitoramento de Aves e Mamíferos Marinhos da Bacia de Campos, realizado em parceria do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (GEMM-Lagos/ENSP/Fiocruz) com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras. O objetivo principal do Projeto é monitorar os efeitos das atividades de exploração e produção de petróleo na região, bem como sugerir medidas para minimizar os impactos de tais atividades sobre o ambiente.