15/01/2018
A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis) encerra a comemoração dos seus 10 anos de existência reafirmando seu compromisso com o acesso aberto à produção científica e seu foco na interface da saúde com a comunicação e na informação e/em/para saúde, conforme explicitam seus editores.
Nesta última edição de 2017, a Estratégia da Saúde da Família é abordada tanto do ponto de vista da gestão do sistema em saúde, quanto da formação dos profissionais de saúde. A Nota de conjuntura destaca a atenção básica como espaço de formação para os profissionais de saúde e como sistema de produção de saúde (efetivo e de baixo custo) para a população. Em um dos artigos, o Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família, oferecido pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (SUS), é analisado em sua estrutura e resultados. Em outro, discute-se a educação permanente a partir de uma ação em que agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina construíram coletivamente estratégias de combate à dengue, no interior de Goiás.
Também são encontrados nesse número a análise do discurso de risco à saúde em programa da TV aberta, da relação de pesquisadores científicos com meios de comunicação de massa e com a divulgação científica em geral e da utilização de vídeos e jogos em sala de aula do ensino fundamental. O emprego de softwares na elaboração de cardápio escolar, por nutricionistas, bem como no preenchimento de prontuário em serviços de saúde de fisioterapia e ainda um método de georreferenciamento e análise de sistemas de cuidado aos usuários de drogas são descritos em artigos dessa revista recém-lançada. O modelo e as práticas de comunicação de um conselho estadual de saúde (Mato Grosso do Sul) são objeto de um estudo de caso.
Acesse o volume 11, número 4 da Reciis aqui.